Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeÁFRICACessar-fogo no Líbano: Exército Libanês Reposiciona-se no Sul e Apela à Paciência...

Cessar-fogo no Líbano: Exército Libanês Reposiciona-se no Sul e Apela à Paciência dos Deslocados

Após o anúncio de um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, o Líbano começa a viver uma nova fase de esperança, com muitos deslocados retornando às suas casas. A trégua, que entrou em vigor às 04:00 (hora local) de quarta-feira, trouxe alívio para a população, mas também uma série de precauções a serem seguidas, principalmente por aqueles que desejam voltar às suas aldeias na linha da frente.

Nas últimas horas, enormes filas de trânsito formaram-se não apenas em Beirute, a capital libanesa, mas também no sul do país, uma das regiões mais impactadas pelos ataques israelitas. Muitas pessoas começaram a retornar às suas residências, na esperança de que a trégua se mantenha e as condições de segurança se estabilizem.

O exército libanês, por sua vez, emitiu um comunicado oficial informando que já tomou “as medidas necessárias” para reposicionar suas tropas no sul, conforme o cessar-fogo entra em vigor. A operação visa o realinhamento das forças armadas libanesas nas zonas afetadas, para garantir a manutenção da paz na região.

Apesar do retorno de muitos deslocados, as autoridades pediram cautela. O comando militar do Líbano fez um apelo para que os civis evitem retornar às áreas mais afetadas, onde as forças israelitas ainda estão presentes, até que elas se retirem completamente. O exército enfatizou a importância da paciência, pedindo que as populações aguardem antes de voltarem às suas aldeias e cidades que ficam nas linhas de frente.

A trégua, que foi oficialmente anunciada na terça-feira, é vista como um passo crucial para aliviar os tensões na região, especialmente após quase 14 meses de combates, intensificados pela guerra entre Israel e o Hamas, em Gaza. Segundo o Governo de Israel, o cessar-fogo deverá durar 60 dias, com a supervisão das autoridades dos Estados Unidos e França.

Além disso, as tropas israelitas começam a se retirar gradualmente das zonas fronteiriças, embora Israel tenha alertado que, caso o Hezbollah viole a trégua, o país reagirá com ataques. Para garantir o cumprimento do acordo, tropas libanesas adicionais e forças de paz da ONU serão deslocadas para o sul, e um painel internacional será responsável por monitorar o processo.

Neste momento, Beirute parece respirar aliviada, mas os desafios ainda estão longe de ser superados. A esperança de um retorno à normalidade está presente, mas também a necessidade de cautela e paciência para que a paz duradoura seja alcançada.