Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixa de Ricardo Salgado

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) decidiu rejeitar a queixa apresentada pelo ex-banqueiro Ricardo Salgado, que alegava que as declarações feitas pelo Governador...
HomeÁFRICANational Geographic realiza workshop de fotografia para jovens entusiastas no âmbito do...

National Geographic realiza workshop de fotografia para jovens entusiastas no âmbito do seu projecto Photo Camp

Luanda – O projecto Photo Camp da National Geographic realizará, em Cabo Ledo, Luanda, um workshop de fotografia entre os dias 9 a 13 de novembro do corrente ano. O evento é organizado em parceria com a Fundação Lisima, responsável pela implementação do Projeto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic em Angola.

No total, participarão do workshop vinte jovens estudantes do ensino superior de quatro províncias, nomeadamente Luanda, Bié, Moxico e Cuando Cubango, dos quais alguns foram selecionados em instituições parceiras da Fundação Lisima. Para esta primeira edição em Angola foram selecionados jovens entre os 18 e os 25 anos que têm interesse em fotografia, mas sem oportunidade de adquirir uma câmera profissional ou de aprender a aprofundar conhecimentos na área. O grupo é composto por rapazes e raparigas das cidades de Luanda, Luena, Kuito e Menongue. Os mesmos aprenderão técnicas de fotografia com os Exploradores da National Geographic Jahawi Bertolli, Federico Pardo, Kerllen Costa e Mauro Sérgio, estes dois últimos de nacionalidade angolana.

Os fotógrafos locais Paula Agostinho, Tucunaré Lopez, Vandilson Almeida, Paulo Perestrelo e a poetisa e escritora Elizangela Rita acompanharão os participantes. Eles conduzirão tarefas de fotografia, incentivando os jovens a explorar o ambiente ao seu redor e a expressar suas próprias vozes.

O National Geographic Photo Camp tem como principal missão inspirar a próxima geração de contadores de histórias, permitindo que eles analisem suas ideias e vejam o poder de suas vozes por meio da fotografia e da escrita. As apresentações e exibições públicas do Photo Camp mostram as perspectivas globais dos jovens sobre questões importantes para a sociedade.

O workshop de fotografia que se realizará em Cabo Ledo é uma oportunidade para os jovens angolanos aprimorarem suas habilidades e ampliarem suas perspectivas, fortalecendo a voz da juventude na narrativa fotográfica global.

Sobre a Fundação Lisima

A Fundação Lisima é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2024 que se dedica à conservação da Torre de Água das Terras Altas de Angola. O nome de Fundação Lisima é em homenagem à expressão luchaze, Lisima lya Mwono que significa “Fonte da Vida”. A Fundação Lisima é o resultado de quase uma década de exploração e aprendizado no coração do território dos Luchaze no Moxico, das suas míticas paisagens, segredos e conhecimentos milenares das suas pessoas.

A Paisagem de Lisima, inclui a Torre de Água das Terras Altas de Angola, e liga as nascentes e lagoas de quatro grandes rios de Angola com o Delta do Okavango (Botsuana) e o rio Zambeze (Angola). Toda esta área armazena grandes quantidades de água doce que flui centenas de quilómetros, alimentando ecossistemas em algumas das regiões mais áridas do sul de África.

Somos uma plataforma para se perceber ainda melhor este tesouro natural de Angola, África e do mundo. E ainda mais importante, através dela, continuar a advogar pelas vozes dos seus guardiões, promovendo e percebendo que a melhor de conservação é aquela que inclui as pessoas e a sua história. A Fundação Lisima está comprometida em garantir o futuro da paisagem de Lisima de uma maneira que proteja sua integridade ecológica e, ao mesmo tempo, contribua para o desenvolvimento económico da região.

Sobre a WIld Bird Trust (WBT)

A Wild Bird Trust (WBT), fundada em 2009, é dedicada à conservação de aves selvagens e seus habitats. Desde então, evoluiu para uma família de organizações sem fins lucrativos que trabalham com comunidades locais para a protecção de espécies ameaçadas e endémicas, a preservação de habitats e a educação do público sobre os nossos ecossistemas. A Fundação Lisima é o mais novo membro desta família.

Projecto da Vida Selvagem do Okavango da National Geographic (NGOWP)

Este Projecto é implementado em Angola desde 2015 e tem trabalhado com comunidades e governos para garantir a protecção permanente e sustentável da grande Bacia do Cubango-Okavango, que abrange Angola, Namíbia e Botsuana.

 

 

Para mais informações:

 

Rafaela Carreira

 

Media and Communications Officer: Fundação Lisima

 

rafaela@fundacaolisima.org

 

+244 933 140 650 (WhatsApp)