Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeÁFRICAImpactos de ventos fortes e da chuvas: cinquenta mil clientes da EDM...

Impactos de ventos fortes e da chuvas: cinquenta mil clientes da EDM ficaram sem energia em Maputo e Gaza

Mau tempo derruba postes de energia numa estação de 70 kilometros e deixa cinquenta mil clientes da EDM sem energia em Maputo e Gaza.

By: Arson Armindo

Os cinquenta mil clientes afectados pela destruição da linha de energia eléctrica, são de Namaacha,Magude,Boane e Ressano Garcia na Província de Maputo, mabalane,mapai, chicualacuala e incaia província de Nampula.

“Nos depois de termos apercebido desta situação activamos o nosso plano de contingência, e Conseguimos repor o sistema nao na sua totalidade, mas conseguimos reduzir a quantidade de clientes, agora estamos com 20 mil clientes que estao a ser beneficiadas e isto foi mesmo a activar o plano de emergência, tivemos que reforçar os recursos humanos e outros meios, paramos aqui outras actividades que era esactmente para atender essa questão de garantir o acesso a energia, acima de tudo a espinha dorcal que é para garantir que pelomenos todos distritos se beneficiassem de energia mais cedo possível”. Disse Director Regional na Zona sul da Electricidade de Moçambique Armando Machai.

O Director da EDM disse que decorrerm esforços para a reposição da linha ainda nesta terça feira, com intenção do órgão Administrativo de Ressano Garcia, distrito de Moamba devido a quantidade dep rocha que caracterizam o terreno da provincia de Maputo. ” Ja acionamos às condições todas para além dos equipamentos nos temos, também temos a parceria dos nossos clientes como podem ver aqui tem algumas máquinas para poderem nos ajudar a fazer as covas, apropriadas para poderem fazer as covas nas zonas com meio de rocha, e também nos conseguimos articular o plano B, co s guimos aqui articular grande quantidade de poste e descarregamos aqui logo de imediato 45 postes que e para garantir que consigamos mais cedo dar energia, e este material que estão a trazer agora é uma instalação actual nova que estamos a usar agora e é esta que vamos usar para aplicar aqui que é para conseguirmos ver se tem mais resiliência nessa zona, é a primeira vez que temos esta situação de energia neste ponto, nos já temos uma nova especificações algum novo equipamento que é para acomodar aqui as novas situações de meração de temperatura a questão de mau tempo ter registado sempre aqui na região sul.Disse Director Regional na Zona sul da Electricidade de Moçambique Armando Machai, o mesmo apela a população a tomar medidas de precaução para evitar danos maiores.

Refira se que a destruição da linha de distribuição nacional provocou um prejuízo na ordem de 51 Milhões de Meticais. em termos de energia não facturada no domingo último.