Lisboa – O nome do novo Procurador-Geral da República (PGR) será revelado entre sexta-feira e sábado, à medida que o mandato de Lucília Gago chega ao fim no dia 11 de outubro. Lucília Gago ocupou o cargo durante seis anos e enfrentou uma série de desafios e polémicas ao longo de sua gestão.
A escolha do novo PGR está prestes a ser concluída, e tudo indica que Luís Montenegro, primeiro-ministro, deverá reunir-se com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nesta sexta-feira para finalizar o processo. Montenegro acaba de retornar de Nova Iorque e, após o encontro com o Presidente, espera-se que o anúncio do sucessor de Lucília Gago seja feito.
A sexta-feira promete ser agitada para o primeiro-ministro, que também tem uma reunião marcada com o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, às 15:00, para discutir o Orçamento do Estado de 2025. Esta reunião ocorrerá sem a presença de comitivas e faz parte das negociações entre o governo e a oposição. Caso a agenda de Montenegro sofra alterações, o anúncio do novo PGR poderá ser adiado para sábado.
Até o momento, Pedro Nuno Santos ainda não foi consultado sobre a escolha do novo procurador, conforme apurado. Além da nomeação do novo PGR, espera-se que o novo presidente do Tribunal de Contas também seja anunciado nos próximos dias.
Lucília Gago assumiu o cargo de Procuradora-Geral da República em outubro de 2018, sucedendo Joana Marques Vidal em meio a controvérsias. Durante seu mandato, enfrentou uma série de situações delicadas, incluindo o escândalo que culminou na demissão do Governo, marcando seu período como PGR.
Apesar de ter se mostrado disposta a prestar contas ao longo de seu mandato, Lucília Gago fez poucas aparições públicas e deu poucas entrevistas de fundo, sendo que apenas uma vez compareceu ao Parlamento. Sua comunicação foi muitas vezes criticada por ser inacessível ao público em geral.
Lucília Gago é procuradora desde 1994, tendo construído uma longa carreira no Ministério Público, onde dirigiu o DIAP de Lisboa e fundou um gabinete dedicado à área da família. Ela também representou o Ministério Público na Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens e coordenou a comissão que revisou a lei da adoção. Seu mandato como Procuradora-Geral da República termina oficialmente no dia 12 de outubro de 2023.
Com a saída de Lucília Gago, o próximo PGR terá grandes desafios pela frente, inclusive o fortalecimento da comunicação com a sociedade e a continuidade do combate à corrupção e à justiça social no país.