Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeECONOMIAGoverno aprova mais de 300 milhões de dólares para obras de acesso...

Governo aprova mais de 300 milhões de dólares para obras de acesso ao novo aeroporto internacional

Foram aprovados, nas duas últimas semanas, mais 334,7 milhões USD para as ligações rodoviárias de acesso ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, que tem a data de início das operações de passageiros agendada para o próximo dia 13 de Outubro.

De acordo com o que foi comunicado, a mudança será feita de uma vez só, de todos os voos nacionais e internacionais para a nova infraestrutura. Este valor soma-se a 371 milhões USD disponibilizados no ano passado para o mesmo efeito (Despacho Presidencial n.º 58 de 31 de Março de 2023), que perfaz 705,7 milhões USD. A quatro meses da transferência, os acessos continuam a ser a maior preocupação e a maior dúvida sobre o funcionamento.

No que se refere aos acessos rodoviários, foram disponibilizados 207,1 milhões USD (DP n.º 140/24) para a empreitada da estrada de ligação entre o novo aeroporto/Zango/Via Expresso, que inclui as obras de construção, a elaboração do projecto e os serviços de fiscalização.

A pressão do tempo está bem patente no despacho, que enfatiza dois pressupostos como justificação: “Havendo a necessidade de que a realização dos referidos trabalhos sejam executados no período de tempo que se impõe e requer um profundo conhecimento da zona de implementação dos projectos e da viabilidade do traçado para além das construções e ocupações existentes” e “Considerando que as empresas que actualmente trabalham no perímetro das obras sobre os referidos acessos são detentoras desse conhecimento, aliados à sua capacidade técnica, de execução e planeamento, podem assegurar e materializar a realização dessas obras nos moldes preconizados”.

Foram também disponibilizados 64,2 milhões USD (DP n.º133/24) para a empreitada de reabilitação e macrodrenagem da Via Simão Kimbango, considerada fundamental para a mobilidade e acessibilidade ao novo aeroporto. Este valor inclui também a elaboração do projecto e os serviços de fiscalização, explicando o documento que “é necessário a contratação de uma empresa com capacidades técnicas e múltiplas valências, não apenas na construção de pisos asfálticos”.