Um golo de Modric, instantes depois de falhar uma grande penalidade, quase ditou a derrota dos atuais campeões europeus, que pareciam condenados a terminar no 3.º lugar do Grupo C até ao golo de Zaccagni, no praticamente no último lance da partida.
A Itália, campeã europeia em título, esteve em maus lençóis, mas evitou a derrota mesmo ao cair do pano frente à Croácia e terminou no 2.º lugar do Grupo B, atrás da Espanha.
A derrota parecia irremediável para a Squadra Azzurra depois de ter visto Modric dar vantagem aos croatas a meio do segundo tempo. Um desaire deixaria os italianos no terceiro lugar do seu grupo, à espera de saber se se apurariam ou não como um dos melhores terceiros classificados, e até como possíveis adversários de Portugal a 1 de julho, em Frankfurt, mas no último suspiro tudo mudou, com o golo de Zaccagni.
Depois de uma primeira parte dividida, com uma ou outra oportunidade para cada lado, mas controlada pela ‘Squadra Azzurra’, a quem um empate chegava para segurar o segundo lugar no grupo, atrás da Espanha, a Croácia, a precisar de ganhar para fugir a um terceiro lugar que para si seria pouco proveitoso, surgiu mais afoita.
Os croatas instalaram-se no meio campo italiano e a meio da segunda parte conquistaram uma grande penalidade. Donnarumma até defendeu o castigo máximo, cobrado por Modric, mas na jogada seguinte a Croácia voltou à carga. Donnaruma voltou a brilhar, com uma defesa fantástica e evitar o golo, mas nada pôde fazer para evitar que, na recarga, Modric se redimisse do penálti falhado pouco antes e marcasse mesmo.
Em desvantagem a Itália correu atrás do prejuízo, pressionou a Croácia, mas a derrota parecia certa até que, no oitavo minuto dos oito de desconto dados pelo árbitro, Zaccagni, que tinha entrado no decorrer da segunda parte, recebeu a bola na esquerda, junto à entrada da grande área croata e, com espaço, desferiu um belíssimo e colocadíssimo remate em arco, de pé direito, que só parou no fundo das redes, quebrando por completo o coração dos croatas, que de imediato caíram por terra, após o apito final, que se ouviu segundos mais tarde.
Croácia terminou no terceiro lugar do Grupo B, com apenas dois pontos pontos, registo que dificilmente a apurará como uma das melhores terceiras classificadas. Com este resultado, Hungria, terceira do Grupo do A com três pontos, e Inglaterra (Grupo C), Países Baixos e França (Grupo D), todos já com quatro pontos somados, selaram no sofá o apuramento para os ‘oitavos’.