A música “Esperança Moribunda”, de Don Kikas, é uma poderosa e emotiva representação da dor, resiliência e problemas sociais do povo angolano. A música lançada por Don Kikas faz parte do álbum “Pura Sedução”, editado em 1997 onde o trecho segundo ao qual “Deus nos deu uma terra linda, rica e bonita demais; mas também nos deu a guerra, ambição e muito mais” remete a uma reflexão política e socioeconómica que transcende o tempo.
A letra é narrada do ponto de vista de Angola, personificada como uma mulher que chora pelas perdas e sofrimentos de seus filhos, de uma mãe que já não esperava por milagres.
Caracterizada como uma canção profundamente tocante, que reflecte a história e as emoções de um país que passou por muitos desafios, a época em que foi escrita o país passava por conflitos armado que causou muitos deslocados, falta de alentos e falta de esperança de um futuro melhor. Don Kikas conseguiu capturar esses sentimentos de maneira poética e comovente.
Aqui está o trecho original da música:
Meu nome é Angola
sou mulher que chora
e em tudo o que te dei
lágrimas do coração
Mas, já não tenho lágrimas pra chorar
vivo a lamentar as vidas que a vida roubou
meus filhos vivem a lutar
vivem a tentar encontrar assim uma solução
de uma greve do amor ou será castigo de Deus
Chora, chora, toda hora ela chora por Angola
Tenho ali meus filhos que emigraram noutros anos
atravessaram oceanos largaram os meus panos
porque eu estou aqui doente estou aqui à toa
A suku yange kwata ohendau kapekele otuloa
suku yange tukuatisse vanja omãla vove momove tuakukolela kukatisse, kukatisse ndoto
Chora, chora, toda hora ela chora por Angola
Olhem só pra mim tanta dor assime o motivo eu nem sei se é apenas o que eu sei
Mas o amor em mim não chegou ao fim sei que ainda vamos ter harmonia para viver A riqueza que o meu solo tem já nem sei se é mal ou bem eu só sei que alguém nesse nosso vai-vém fica bem A esperança continua moribunda ultrapassar esta fase que é imunda.
Emílio Camilo da Costa, mais conhecido como Don Kikas, é um cantor angolano nascido em Sumbe, Cuanza Sul. Ele emigrou para o Brasil nos primeiros meses de sua infância, onde desenvolveu seu amor pela música e o sonho de se tornar um artista. Aos 8 anos de idade, já de volta a Angola, ele começou sua jornada musical. Don Kikas é vencedor de vários prêmios, incluindo “Música do Ano” em Angola em 1997 com o tema “Esperança Moribunda” e “Disco do Ano” em 2000 com o álbum “Xeque-Mate”. Sua discografia inclui álbuns como “Sexy Baby”, “Pura Sedução”, “Xeque Mate”, “Raio X”, “Viagem” e “Regresso a Base”.