Ousmane Sonko já não esqueceu os seus compromissos com o pan-africanismo. Ousmane Sonko anuncia, portanto, uma viagem pelos países da África Ocidental, onde ressoam e estão em voga desejos soberanistas e especialmente pan-africanistas, segundo imprensa local.
O anúncio desta viagem com conotações pan-africanistas pelo Primeiro-Ministro senegalês foi feito na sua página oficial do Facebook. Esta viagem também é única porque o Primeiro-Ministro optou por visitar países cujos líderes chegaram ao poder através de meios não democráticos.
Ousmane Sonko com os seus irmãos pan-africanistas
Ousmane Sonko decidiu visitar Mamady Doumbouya da Guiné, Assimi Giota do Mali, General Tchiani do Níger e Ibrahim Traoré do Burkina Faso durante uma próxima viagem. A decisão foi tornada pública após a primeira reunião do Bureau Político do seu partido político, PASTEF, do qual é presidente.
A declaração do Primeiro-Ministro do Senegal destaca os objectivos mais amplos da viagem: “ Por outro lado, o partido assumirá a sua opção pan-africanista e soberanista, reforçando as suas parcerias políticas a nível africano e sub-regional. Para tal, estamos a planear uma digressão, a convite dos nossos parceiros, que deverá começar com paragens na Guiné, Mali, Burkina Faso e Níger .”
Através desta digressão, Ousmane Sonko confirma a sua posição soberana pan-africana e, acima de tudo, envia uma mensagem forte aos neocolonialistas em desgraça na AES.