Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeÁFRICAJustiça: Cardeal Ambongo arrisca prisão por incitar violência contra Instituições de Estado

Justiça: Cardeal Ambongo arrisca prisão por incitar violência contra Instituições de Estado

O Tribunal de Cassação da República Democrática do Congo ordenou a abertura de uma investigação judicial contra o Cardeal Fridolin Ambongo, Arcebispo Metropolitano de Kinshasa.

O Procurador-Geral do Tribunal de Cassação, Firmin Mvonde Mambu, acusou o cardeal de “ falsos rumores e de incitar as populações à revolta contra as instituições estabelecidas”.

Na sua correspondência, o Procurador-Geral instrui o Procurador-Geral do Tribunal de Recurso de Matete a abrir uma investigação contra o prelado.

O Procurador-Geral afirma que o comportamento do cardeal constitui atos repreensíveis, violando deliberadamente as consciências e incitando a revolta contra instituições estabelecidas e ataques contra vidas humanas.

Ele pede que sejam tomadas medidas legais contra o prelado, sublinhando que qualquer inação seria considerada cumplicidade. Ele também revela que convidou o cardeal ao seu gabinete para discutir alguns dossiers, mas que recusou o convite.

O Procurador-Geral critica o Cardeal Ambongo pelas suas observações sediciosas feitas durante conferências de imprensa, entrevistas e sermões, que desencorajam os militares e incitam aos maus-tratos às populações locais já afectadas pela situação de segurança no leste do país.

“Há muito tempo se observa no comportamento de Monsenhor Fridolin AMBONGO, Arcebispo Católico Metropolitano da Arquidiocese de Kinshasa, num momento em que o país enfrenta a guerra na sua parte oriental, uma consistência de comentários sediciosos feitos durante a imprensa briefings, entrevistas e outros sermões, susceptíveis de desencorajar os soldados das forças armadas da República que lutam na frente, mas também incitando aos maus-tratos por parte dos rebeldes e outros invasores de populações locais já feridas por tantos anos de desestabilização”, observou. em sua correspondência.

Recorde-se que o Cardeal Ambongo criticou frequentemente a administração de Félix Tshisekedi e recentemente culpou as autoridades pela deterioração da segurança e da situação social no leste do país.