Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Presidente da República João Lourenço participa na Investidura de Azali Assoumani, Presidente da União das Comores

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO DISCURSOU HOJE NA CERIMÓNIA DE INVESTIDURA O Presidente da República de Angola, João Lourenço, também Presidente em Exercício da Comunidade para o...
HomeOPINIÃOLuanda: Detidos camponeses implicados em roubos de motorizadas com recursos armas de...

Luanda: Detidos camponeses implicados em roubos de motorizadas com recursos armas de fogo

O Serviço de Investigação Criminal, em Luanda, através da sua Direcção Municipal do Talatona, apresentou, está segunda-feifra 22, (09) cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 23 e 31 anos, envolvidos nos crimes de associação criminosa, ameaças de morte, roubo qualificado de motorizadas, em residências e na via pública.
Na ocasião, o porta-voz do SIC-Luanda, Fernando de Carvalho, afirmou que os factos ocorreram no período descrito, em que os supostos marginais, numa composição de 02 à 04 elementos, munidos de armas de fogo dos tipos “AKM e pistolas”, transportados em motorizadas, perseguiam as vítimas que estivessem a circular na via pública, com motorizadas novas até a um local isolado, surpreendiam-nas e, sob fortes ameaças de morte, subtraiam as motorizadas.
O primeiro caso reporta o crime de roubo qualificado de motorizadas, ocorrido nos dias 10 e 16 de Abril, em que os suspeitos actuavam na calada da noite, nos Distritos Urbanos da Cidade Universitária e do Patriota, em que foram detidos (06) cidadãos de 27 a 31 anos de idade.
Os acusados exerciam actividade agrícola e pastorícia na Província de Benguela, local para onde enviavam os valores provenientes das vendas das respectivas motorizadas, que eram comercializadas em Luanda aos preços que rondavam os 350.000,00 a 400.000,00 kwanzas e, em outras ocasiões levavam as referidas motorizadas para a Província de Benguela, Municipio do Cubal, onde as comercializavam ao preço de 700.000,00 kwanzas.
Os implicados, tal como referiu o porta-voz, estão ainda envolvidos em roubos de (09) telemóveis de diversas marcas e modelos, factos ocorridos no mês de fevereiro do corrente ano, nos Municípios do Kilamba Kiaxi e Talatona, nos bairros Soba Capaça, Vila Kiaxi e Ondjo Yeto.
Finalmente, o chefe de Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-Luanda, referiu que destas acções, de modo global, os operacionais do SIC apreenderam (04) Armas de Fogo, das quais duas “AKMs” e duas pistolas de marcas “JERICHO” e MAKAROV”, (03) Motorizadas, (05) cartões Multibanco, (04) TV Plasmas, (01) Frigobar e (02) Telemóveis de marcas e modelos diversos. E, não descansando, foram os implicados presentes ao Ministério Público e ao Juíz de Garantias que, pela gravidade do caso, aplicou a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
O SIC-Luanda reitera o seu compromisso no combate a toda modalidade criminal, limitando os passos dos seus autores.