Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeÁFRICAO ALTO COMISSARIADO DO RUANDA EM MOÇAMBIQUE IRÁ COMEMORAR O GENOCÍDIO DE...

O ALTO COMISSARIADO DO RUANDA EM MOÇAMBIQUE IRÁ COMEMORAR O GENOCÍDIO DE 1994 CONTRA OS TUTSI (KWIBUKA30) NO RUANDA

Em referência à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que designa o dia 7 de Abril como Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio de 1994 contra os Tutsi no Ruanda (Nr 72/550 adotada a 26 de Janeiro de 2018), o Alto Comissariado do Ruanda em Moçambique juntar-se-á ao mundo em memória e respeito as vítimas e sobreviventes do Genocídio de 1994 contra os Tutsi no Ruanda.

By: Arson Armindo

Este ano, o 7 de Abril de 2024 marca a passagem de três décadas desde que o Genocídio contra os Tutsi terminou em 1994. É um momento para reflectir sobre a jornada do Ruanda de reconstrução da força, resiliência e unidade. Kwibuka (recordar), honra a memória de mais de um milhão de Ruandeses que morreram em cem dias de Genocídio.

Sendo um dia de reflexão, propõe-se considerar os factores que levaram a tais atrocidades em massa e renovar o compromisso colectivo de “nunca mais”, nos tempos preocupantes de hoje, marcados por expressões crescentes de extremismo e ódio em diversas áreas do continente e além.

A recordação requer que o mundo se reúna para apoiar os sobreviventes do Genocídio de 1994 contra os Tutsi no Ruanda e garantir que tais atrocidades nunca mais possam acontecer no Ruanda ou em outros lugares.

Este deve ser um momento importante para rejeitar a negação, o revisionismo e a negação do Genocídio no Ruanda, quer através da legislação ou através de resoluções da Assembleia, porque os perpetradores do Genocídio de 1994 contra os Tutsi continuam à solta em todo o mundo.

O Governo de Moçambique ratificou e assinou recentemente o Tratado de Extradição e o Acordo de Assistência Mútua Legal em Matéria Criminal com o Ruanda. Este é um bom exemplo e um esforço feito para ajudar a erradicar a cultura da impunidade em qualquer parte do mundo, e levar à justiça os responsáveis por atrocidades.

Deve ser notado que foi necessária a boa liderança visionária do Presidente Paul Kagame, dos valentes soldados da antiga RPA e dos Ruandeses em geral, que se esforçaram inabalavelmente para viver como uma nação unida contra todas as probabilidades de adversidade, trauma e um difícil caminho de cura.

Ao longo da semana de homenagem que inicia no dia 7 de Abril (das 14h30 às 17h00), o Alto Comissariado do Ruanda fará exposições fotográficas e documentários cinematográficos sobre o Genocídio contra os Tutsi para dar a conhecer a todos as causas e consequências históricas do Genocídio, bem com partilhar a história do Ruanda de reconciliação e construção da nação, com esforços tremendos para que o país se levantasse das cinzas a que foi reduzido.

No dia 13 de abril de 2024, haverá uma caminhada de recordação (1,5 km) que terá início na Chancelaria do Alto Comissariado de Ruanda, após a qual haverão testemunhos de sobreviventes do Genocídio e discursos do Alto Comissário do Ruanda e outros dignitários, acto que marcará o encerramento da semana de homenagem.

Lembrar, Unir e Renovar