Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Presidente da República João Lourenço participa na Investidura de Azali Assoumani, Presidente da União das Comores

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO DISCURSOU HOJE NA CERIMÓNIA DE INVESTIDURA O Presidente da República de Angola, João Lourenço, também Presidente em Exercício da Comunidade para o...
HomePOLÍTICAUnião Europeia aprova celebração de acordo com Angola para facilitar investimento

União Europeia aprova celebração de acordo com Angola para facilitar investimento

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou esta segunda-feira a celebração de um acordo com Angola para facilitar a atração de investimento para o país e integrando compromissos ambientais.

Segundo um comunicado do Conselho, foi esta segunda-feira adotada uma decisão sobre a celebração do Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável (AFSI) entre a UE e Angola e que abrange, entre outros, os sectores económicos para incentivar a diversificação para novas áreas, como a exportação de produtos alimentares, a indústria transformadora ou os serviços.

Este acordo, defendem os 27 Estados-membros da UE, facilitará a atração e a expansão dos investimentos, integrando simultaneamente os compromissos em matéria de ambiente e de direitos laborais na relação entre os dois blocos.

Este foi o primeiro acordo sobre a facilitação do investimento sustentável negociado pela UE, adianta o comunicado, salientando que a economia do país africano se baseia atualmente nas suas abundantes matérias-primas e recursos energéticos.

Graças a este acordo, Luanda poderá diversificar o modelo económico nacional e melhorar o clima de investimento para os investidores estrangeiros e locais.

Segundo dados da UE, Angola é o sétimo maior destino de investimento no continente africano para os investidores da UE, abrangendo 5,4% do volume de investimento direto estrangeiro da UE (9,9 mil milhões de euros de IDE em 2020).

C/Lusa