Pelo menos 12 auditores internos da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME-IP), iniciaram esta segunda-feira, em Maputo, uma capacitação em matéria de gestão estratégica para garantir o cumprimento dos procedimentos e requisitos da Norma ISO 9001:2015. Trata-se de colaboradores de diferentes áreas de actividade da instituição, com conhecimento na aplicação da Norma 9001:2015, que estabelece o sistema de gestão de qualidade.
Fonte: ANARME- DCI Moçambique
“Os auditores internos garantem a organização dos processos do sistema de gestão de qualidade e facilitam a actividade das auditorias externas”, disse Suneia Gafur, formadora da Bureau Veritas, uma organização de certificação internacional que dirige a formação que terá a duração de três dias incluindo uma actividade prática de auditoria interna.
Por seu turno, Ana Cubula, Chefe do Departamento de Gestão de Qualidade da ANARME, IP disse que a sua área está apostada em assegurar a certificação, garantindo que os processos respeitem as normas, os procedimentos e a legislação respectiva. “A formação de auditores internos irá garantir melhor sensibilização nas áreas e eliminar a departamentalização dos serviços”, frisou Cubula.
Refira-se que a ANARME, IP é uma entidade reguladora com certificação na Norma ISO 9001:2015 para todos os seus processos de negócio desde 2023.