Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeMUNDOChefe da UNO alerta contra escalada após ataques EUA-Reino Unido contra Huthis

Chefe da UNO alerta contra escalada após ataques EUA-Reino Unido contra Huthis

A embaixadora de Washington na ONU, Linda Thomas-Greenfield, alertou que nenhum navio de país estava imune à ameaça representada pelos rebeldes Huthi.

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, pediu a todos os lados que “não agravem” a situação volátil no Mar Vermelho, disse seu porta-voz nesta sexta-feira, depois que Washington e Londres lançaram ataques contra os rebeldes Huthi do Iêmen.

A enxurrada de ataques na manhã de sexta-feira contra os Huthis, que dizem estar agindo em solidariedade com Gaza, segue-se a semanas de ataques rebeldes perturbadores aos navios do Mar Vermelho e alimentou temores de que a guerra Israel-Hamas se espalhasse por toda a região.

“O secretário-geral apela ainda a todas as partes envolvidas para não agravarem ainda mais a situação no interesse da paz e da estabilidade no Mar Vermelho e em toda a região”, disse o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric.

“Estes desenvolvimentos no Mar Vermelho e o risco de exacerbar as tensões regionais são alarmantes”, disse ele.

O embaixador da Rússia na ONU classificou os ataques conjuntos dos EUA e do Reino Unido contra os Huthis do Iémen como “agressão armada flagrante contra outro país”.

“Todos esses estados realizaram um ataque em massa no território iemenita. Não estou falando de um ataque a algum grupo dentro do país, mas de um ataque ao povo do país como um todo. Foram usados ​​aviões, navios de guerra e submarinos”, disse Vasily. Nebenzya disse sobre a ação dos EUA e da Grã-Bretanha, apoiada pelos países aliados.

Mas a embaixadora de Washington na ONU, Linda Thomas-Greenfield, alertou que nenhum navio de nenhum país estava imune à ameaça representada pelos rebeldes Huthi ao transporte marítimo no Mar Vermelho.

“Quer o seu navio arvore bandeira americana ou bandeira de outra nação… todos os nossos navios são vulneráveis”, disse ela.

“Sem o apoio iraniano, em violação das suas obrigações… os Huthis teriam dificuldade em localizar e atacar eficazmente navios comerciais, navegando pelas rotas marítimas através do Mar Vermelho.”

A embaixadora britânica na ONU, Barbara Woodward, disse que Londres “tomou medidas limitadas, necessárias e proporcionais em legítima defesa”.

“Esta operação teve um cuidado especial para minimizar os riscos para os civis”, disse ela.