Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixa de Ricardo Salgado

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) decidiu rejeitar a queixa apresentada pelo ex-banqueiro Ricardo Salgado, que alegava que as declarações feitas pelo Governador...
HomeNOTÍCIASNavegadores do navio angolano pegos em águas territoriais da Namíbia vão conhecer...

Navegadores do navio angolano pegos em águas territoriais da Namíbia vão conhecer julgamento 8 de Fevereiro

O Ministério das Pescas e Recursos Marinhos da Namíbia, em colaboração com a Marinha da Namíbia, apreendeu um navio angolano por alegadas actividades de pesca ilegal em águas namibianas.

O porta-voz da Polícia Nacional, vice-comissário Kauna Shikwambi, afirma que o navio, identificado como o MFV Lucimar, de bandeira angolana, foi interceptado pelo navio patrulha Nathaniel Maxuilili no dia 19 de Dezembro.

O navio foi alegadamente encontrado a pescar aproximadamente 24 km nas águas territoriais da Namíbia, perto da fronteira entre Angola e a Namíbia, sem a necessária autorização. O navio Patrulha Nathaniel Maxuilili escoltou o navio angolano até ao porto de Walvis Bay, onde foi posteriormente atracado.

“Após a inspecção dos inspectores das pescas, constatou-se que o navio não possui licença ou autorização para explorar recursos marinhos nas águas territoriais da Namíbia e violou outras leis relacionadas com a pesca”, diz Shikwambi.

A embarcação transportava 19 tripulantes, sendo 15 de nacionalidade angolana, dois de nacionalidade senegalesa, um de nacionalidade sul-africana e um de nacionalidade portuguesa. Shikwambi afirma que o capitão do navio, Rodrigues José, o engenheiro-chefe Charl le Corre e o tripulante angolano Mateus Ambrosio foram presos e acusados.

Eles compareceram ao Tribunal de Magistrados de Walvis Bay em 29 de dezembro. O tribunal negou-lhes fiança e os três suspeitos foram detidos sob custódia. O caso foi adiado para 8 de fevereiro para uma investigação mais aprofundada.