O Ministério das Pescas e Recursos Marinhos da Namíbia, em colaboração com a Marinha da Namíbia, apreendeu um navio angolano por alegadas actividades de pesca ilegal em águas namibianas.
O porta-voz da Polícia Nacional, vice-comissário Kauna Shikwambi, afirma que o navio, identificado como o MFV Lucimar, de bandeira angolana, foi interceptado pelo navio patrulha Nathaniel Maxuilili no dia 19 de Dezembro.
O navio foi alegadamente encontrado a pescar aproximadamente 24 km nas águas territoriais da Namíbia, perto da fronteira entre Angola e a Namíbia, sem a necessária autorização. O navio Patrulha Nathaniel Maxuilili escoltou o navio angolano até ao porto de Walvis Bay, onde foi posteriormente atracado.
“Após a inspecção dos inspectores das pescas, constatou-se que o navio não possui licença ou autorização para explorar recursos marinhos nas águas territoriais da Namíbia e violou outras leis relacionadas com a pesca”, diz Shikwambi.
A embarcação transportava 19 tripulantes, sendo 15 de nacionalidade angolana, dois de nacionalidade senegalesa, um de nacionalidade sul-africana e um de nacionalidade portuguesa. Shikwambi afirma que o capitão do navio, Rodrigues José, o engenheiro-chefe Charl le Corre e o tripulante angolano Mateus Ambrosio foram presos e acusados.
Eles compareceram ao Tribunal de Magistrados de Walvis Bay em 29 de dezembro. O tribunal negou-lhes fiança e os três suspeitos foram detidos sob custódia. O caso foi adiado para 8 de fevereiro para uma investigação mais aprofundada.