Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Américo Ramos toma posse como primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

Na terça-feira, 14 de janeiro, Américo Ramos foi oficialmente empossado como o novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe. A cerimônia de posse ocorreu...
HomeÁFRICA"Israel está a estudar com cautela uma retaliação a esta ação do...

“Israel está a estudar com cautela uma retaliação a esta ação do Irão”

Jorge Tavares da Silva, especialista em assuntos internacionais, explica que Israel está a avaliar todas as circunstâncias de uma retaliação ao ataque do Irão.

Luss

Israel fala em direito de resposta. O Irão fala em retaliação caso os Estados Unidos ajam militarmente. Mas parece que depois de umas primeiras horas muito agitadas, entramos num compasso de espera uma vez que Israel tem tido uma postura de repensar a situação, de ponderação sobre as medidas a serem tomadas, diz o especialista em assuntos internacionais Jorge Tavares da Silva.

“Israel está a estudar com alguma cautela uma possibilidade de retaliação a esta ação, que provavelmente irá ocorrer (…) Pode não ser a resposta que inicialmente se pensaria, porque a tentar avaliar esse fenómeno de escalada que poderia ser prejudicial para todos os seus interesses (…) é toda essa avaliação que está em jogo neste momento.

Jorge Tavares da Silva menciona um conjunto de ações diplomáticas em paralelo que ajudam a esta ponderação: os Estados Unidos em primeiro lugar, todo o contexto das Nações Unidas e os parceiros regionais, como a Jordânia.

“E todo esses fatores e toda essa diplomacia em paralelo estão a ser avaliadas e, portanto, só depois é que se terá essa ação”, por parte de Israel.