Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeNOTÍCIASSOCIEDADESituação sobre Rio Longa é "constrangedora" Job Capapinha

Situação sobre Rio Longa é “constrangedora” Job Capapinha

O governador do Cuanza-Sul, Job Capapinha, considerou, esta segunda-feira, “constrangedora” a situação de transitabilidade na Estrada Nacional (EN100), na localidade da Hogiwa, carecendo de uma profunda reflexão, para a salvaguarda de vidas humanas e infra-estruturas sociais.

Angop

Segundo Job Capapinha, que falava na abertura de uma reunião de ajuda e controlo na administração municipal do Porto Amboim,  é necessário reflectir-se sobre as cheias no troço Longa/Porto Amboim,  visto que as águas transcenderam a estrada e, neste momento, há dificuldades no trânsito, tornando-se num problema de segurança pública.

Afirmou que, tendo em conta a perigosidade no referido troço, com a existência de bermas inundadas, a situação implica que os automobilistas tomem as devidas precauções para evitar danos humanos EN100.

Diante deste contexto, defendeu a necessidade da realização de trabalhos de emergência.

“Já accionamos o Governo central no sentido de dar resposta a esta situação, tendo em conta que transcende as nossas capacidades e aguardamos, nas próximas horas, a deslocação de uma equipa técnica para avaliar a situação e encontrar as formas mais viáveis de emergência para salvaguardar a vida das pessoas”, frisou.

A Polícia Nacional limitou, este domingo, a circulação, na EN100, devido às cheias do rio Longa que inundaram a via que serve de ligação para a província de Benguela.

Para o efeito, a PN procedeu à sinalização, com fitas reflectoras nas bermas da estrada, com vista a regular o trânsito efectuado de forma limitada, na localidade inundada.

Segundo o chefe do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da PN, Tomás António, a via regista uma redução na circulação de pessoas e bens, com fortes limitações à travessia dos veículos ligeiros e pesados.

Esse é o segundo constrangimento que se regista na EN100, devido à subida do caudal do rio, depois do ocorrido na localidade do Eval Guerra, que cortou a circulação entre Cuanza-Sul e Benguela.

Dados indicam que a última cheia do rio Longa, que provocou inundações similares, data de há 57 anos.