O governo de Israel concordou em conceder à Intel Corp uma verba de três mil milhões de euros para a nova fábrica de chips que a empresa tecnológica está a construir no sul do país e cujo investimento pode atingir os 22 mil milhões de euros, conta a agência “Reuters” esta terça-feira, 26 de dezembro.
Este é o maior subsídio governamental já concedido por Israel a uma empresa do sector privado, tal como o país já tinha anunciado há seis meses. A Intel Israel vai investir 12 mil milhões na sua nova unidade na cidade de Kiryat Gat, além do investimento inicial de dez mil milhões anunciado em 2019.
Segundo o acordo assinado entre as duas partes, o governo israelita irá distribuir os três mil milhões de euros ao longo de vários anos, no seguimento de um compromisso assumido por Israel em comprar produtos e serviços de empresas israelitas no valor de 55 mil milhões de euros durante a próxima década.
Estima-se que os três mil milhões de euros cubram 12,8% dos custos totais de construção e modernização desta nova fábrica, cuja construção já se encontra em marcha, estando o arranque da produção prevista para dentro de quatro a cinco anos.
A Intel abriu o seu primeiro centro em Israel, em Haifa, em 1974, na altura com cinco colaboradores, sendo atualmente o maior empregador do sector privado no país, com cerca de 12 mil empregados.
A empresa indica que o investimento na nova fábrica elevará o seu investimento agregado em Israel nos seus 50 anos de operação no país para cerca de 45 mil milhões de euros.