Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomePOLÍTICA"O Partido que sustenta o Governo monopolizou a história de Angola" afirma...

“O Partido que sustenta o Governo monopolizou a história de Angola” afirma académico Almeida Pedro.

O académico Almeida Pedro, entende haver em Angola uma exclusão prepositada de quem Governa em excluir do cardápio da História outros Heróis nacionais.

By: Dino Manuel

O também Filósofo que falava esta segunda-feira 22, ao Diário Independente (na cidade de Ondjiva)em torno do dia 02 de Agosto, dia da morte do Nacionalista Álvaro ” Holden Roberto”, salientou que Agostinho Neto não é o único herói nacional, existem tantos anónimos.

Para além de Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto, existe heróis anónimos e adiantou que esta tendência unilateral quase que autocrática de poder excluir na história outros heróis nacionais facto que não abona aquilo que é o processo da reconciliação Nacional.

Disse ser preciso que os académicos e historiadores angolanos contam a real história de Angola pois, na sua perspectiva um dos mecanismos que deve se ter em conta é reforçar a questão da reconciliação nacional.

Fez notar que não se aceitar até hoje não existir uma Escola ou rua a homenagem a Holden Roberto, o Nacionalista que morreu a 02 de Agosto de 2007 na capital angolana.

Almeida Pedro entende ser a altura de construir uma verdadeira história, verdadeiramente angolana dos heróis que lutaram para o desenvolvimento deste País e muita gente deu a sua vida, a sua juventude, inteligência para tirar Angola do Jugo colonial, disse.

Sinalizou que há uma espécie de monopolização da história por parte de quem Governa uma vez que o partido no poder é quem escreve a história tendo defendido a necessidade de escrever uma história integradora onde bravos Heróis do Norte, Leste, Sul, do centro, não se sintam excluídos dessa história se vai construindo pelo Partido que Governa Angola.

Frisou que quer queiramos ou não, Holden Roberto faz parte da história desse país e a data da sua morte, devia congregar todos adultos no sentido de fazerem compreender a juventude de hoje as façanhas dos guerreiros que abnegaram tudo para defender a pátria do Jugo colonial.

O Nacionalista Faleceu em Luanda no dia 2 de Agosto de 2007 como deputado à Assembleia Nacional. O seu corpo está sepultado em Mbânza Kôngo, sua terra natal.