Foram aprovados, nas duas últimas semanas, mais 334,7 milhões USD para as ligações rodoviárias de acesso ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, que tem a data de início das operações de passageiros agendada para o próximo dia 13 de Outubro.
De acordo com o que foi comunicado, a mudança será feita de uma vez só, de todos os voos nacionais e internacionais para a nova infraestrutura. Este valor soma-se a 371 milhões USD disponibilizados no ano passado para o mesmo efeito (Despacho Presidencial n.º 58 de 31 de Março de 2023), que perfaz 705,7 milhões USD. A quatro meses da transferência, os acessos continuam a ser a maior preocupação e a maior dúvida sobre o funcionamento.
No que se refere aos acessos rodoviários, foram disponibilizados 207,1 milhões USD (DP n.º 140/24) para a empreitada da estrada de ligação entre o novo aeroporto/Zango/Via Expresso, que inclui as obras de construção, a elaboração do projecto e os serviços de fiscalização.
A pressão do tempo está bem patente no despacho, que enfatiza dois pressupostos como justificação: “Havendo a necessidade de que a realização dos referidos trabalhos sejam executados no período de tempo que se impõe e requer um profundo conhecimento da zona de implementação dos projectos e da viabilidade do traçado para além das construções e ocupações existentes” e “Considerando que as empresas que actualmente trabalham no perímetro das obras sobre os referidos acessos são detentoras desse conhecimento, aliados à sua capacidade técnica, de execução e planeamento, podem assegurar e materializar a realização dessas obras nos moldes preconizados”.
Foram também disponibilizados 64,2 milhões USD (DP n.º133/24) para a empreitada de reabilitação e macrodrenagem da Via Simão Kimbango, considerada fundamental para a mobilidade e acessibilidade ao novo aeroporto. Este valor inclui também a elaboração do projecto e os serviços de fiscalização, explicando o documento que “é necessário a contratação de uma empresa com capacidades técnicas e múltiplas valências, não apenas na construção de pisos asfálticos”.