O primeiro jogo sem golos ocorreu nesta sexta-feira 21 de Junho entre os franceses e os neerlandeses, naquele que era o 21° encontro da prova que começou a 14 de Junho em território germânico.
França sem Mbappé
No Estádio Red Bull Arena em Leipzig, a selecção francesa, que não contou com a estrela Kylian Mbappé lesionado no nariz, não entrou da melhor maneira neste encontro, sentindo-se a falta do avançado para equilibrar a equipa, que parecia estar sem soluções no ataque e com dificuldades na defesa em parar as iniciativas neerlandesas.
Os Países Baixos entraram de rompante, mas não conseguiram abrir o marcador apesar das iniciativas de Memphis Depay, de Cody Gakpo, de Xavi Simons ou ainda de Jeremie Frimpong, os elementos mais ofensivos da selecção neerlandesa.
No intervalo, o empate sem golos permanecia entre as duas equipas.
E esse empate vai continuar até ao fim do encontro. Isto apesar dos franceses, na segunda parte, terem sido muito mais perigosos com oportunidades para Antoine Griezmann, Marcus Thuram ou ainda Ousmane Dembélé.
Sem Kylian Mbappé, a selecção francesa não encontrou o caminho para o fundo das redes de Bart Verbruggen, mas os ‘Bleus’ também souberam defender graças a uma boa exibição do guarda-redes Mike Maignan.
Um empate que satisfaz as duas nações que contam agora com quatro pontos e têm quase garantida a presença nos oitavos-de-final. Recorde-se que os dois primeiros de cada grupo se apuram para os oitavos, bem como os quatro melhores terceiros em seis grupos.
Kylian Mbappé esteve no banco de suplentes durante o encontro frente aos Países Baixos.
Kylian Mbappé esteve no banco de suplentes durante o encontro frente aos Países Baixos. © AP – Ariel Schalit
Atrás dos Países Baixos e da França com quatro pontos, está a Áustria com três pontos, isto após o triunfo por 3-1 frente à Polónia no Estádio Olympiastadion em Berlim.
Os tentos austríacos foram apontados pelo defesa Gernot Trauner, pelo médio Chris Baumgartner e pelo avançado Marko Arnautovic, enquanto o único golo polaco foi da autoria do avançado Krzysztof Piatek.
Na última jornada, a 25 de Junho, os franceses defrontam os polacos, enquanto os neerlandeses medem forças com os austríacos.
Ucrânia garante três pontos
No Estádio Merkur Spiel-Arena em Düsseldorf, a Ucrânia venceu por 2-1 a Eslováquia num jogo a contar para o Grupo E.
Os eslovacos abriram o marcador com um tento apontado pelo avançado Ivan Schranz, mas os ucranianos responderam com dois golos marcados pelo médio Mykola Shaparenko e pelo avançado Roman Yaremchuk.
Neste momento no Grupo E, três equipas lideram com três pontos – Roménia, Ucrânia e Eslováquia -, à frente da Bélgica que ainda não pontuou. De notar que o jogo entre os romenos e os belgas, a contar para a segunda jornada, decorre este sábado 22 de Junho.