O grupo Kibabo tem levado acabo campanha de recolha de donativos nas sua lojas existentes nas províncias de Luanda e Icole Bengo, à mais de 5 anos, o gigante super mercado, tem realizado entregas de donativos com realce ao “natal solidário” onde foram agraciados 5 centros de acolhimento da cidade capital, as entregas foram feitas, sábado, 20 do corrente mês, os beneficiários foram, o centro de Calumbo, REMAR, Mamã Madalena, CACAJ e Horizonte Azul.
By: Victor Kavinda
O presidente do Conselho de Administração do grupo, Pedro Mateus, reiterou o compromisso para abertura de mais 60 lojas em todo país, com ênfase para as províncias e localidades com maior procura dos seus produtos.
O Frei Hugo, leigo, pacionista e missionário em Angola a 16 anos, exercendo a função de logístico do Santuário de Calumbo, agradece o gesto do grupo Kibabo pelos donativos entregues.
Aquele padre a imprensa, que o centro de acolhimento infantil de São José de Calumbo, controla 600 crianças, e mais de mil pessoas são oferecidas sopas diariamente.
“O Dezembro é o mês do natal e da família onde engloba a solidariedade, os convívios religiosos, onde os parceiros sociais aparecem com grandes projectos”
O Frei, realça que o centro de acolhimento infantil de São José de Calumbo, carece de uma ambulância urgente e espera que alguém se compadece com a causa e que realize está benfeitoria, disse.
Para o centro Mamã Madalena no município do Cazenga, a responsável, Madalena Kunzuna, com grande júbilo, agrade ao grupo Kibabo pelo apoio prestado as crianças pertencentes no referido espaço de acolhimento.
Por sua vez, a irmã Lídia Olímpia, responsável do centro de acolhimento CACAJ no município de Kilamba Kiaxi, aflora que o “Dezembro é o mês de celebrar a vida” o referido espaço, existe a 32 anos e sempre foi acompanhado pelo grupo Kibabo, o mesmo, congrega mais de 58 crianças.
“O centro CACAJ, necessita de pessoas urgente para ajudarem a controlarem as crianças que aqui se encontram”
No seu turno, António Martins, director da Remar, localizado município de Viana, onde o mesmo conta com 118 crianças e dois bebés.
Avançaram que continuam a se debater com outras dificuldades como educação, técnicos de saúde voluntários internos, medicamentos, reparação de algumas infraestruturas e outros.
O PCA do Kibabo, Pedro Mateus falou à imprensa no final da empretega dos donativos às crianças desfavorecidas será maior, colocando o desafio para abertura de uma loja em cada mês a partir do ano de 2026.
Pedro Mateus, acrescentou, dizendo, que o alcance dessa meta, traduzir-se-á na geração total directa de dois mil novos postos de trabalhos, podendo elevar a sua força activa para até quatro mil funcionários.
“Neste natal e a campanha solidária conseguimos arrecadar 17 toneladas de bens diversos”
Aquele PCA, salientou que este número representa um aumento de sete toneladas, se comparado a Dezembro de 2024, que conseguiram atinguir apenas dez toneladas.
Com isto, agradeceu o esforço dos colaboradores, parceiros e clientes, que apesar das dificuldades tem permitido que o acto solidário aconteça dos os anos. Disse Pedro Mateus.
Com um total 40 lojas em todo país, a marca Kibabo nasceu em Angola a 22 de Novembro de 2012, com a inauguração da primeira loja no bairro Palanca e já conta actualmente com dois mil trabalhadores.

