SLOT GACOR
Início » Ucrânia exige 43 mil milhões de dólares à Rússia por danos ambientais causados pela guerra

Ucrânia exige 43 mil milhões de dólares à Rússia por danos ambientais causados pela guerra

by Marcelino Gimbi

A Ucrânia anunciou esta terça-feira, durante a COP30, no Brasil, que irá exigir à Rússia uma compensação climática no valor de 43 mil milhões de dólares (cerca de 40 mil milhões de euros), destinada a financiar uma reconstrução ambientalmente sustentável após a invasão russa.

O vice-ministro ucraniano da Economia, Ambiente e Agricultura, Pavlo Kartashov, afirmou em Belém que o conflito tem provocado impactos ambientais massivos, descrevendo a ofensiva russa como “uma guerra suja”. Segundo o responsável, “o clima também é uma vítima”, devido às enormes quantidades de combustível queimado, florestas destruídas, edifícios arrasados e grandes volumes de betão e aço utilizados nas operações militares — elementos que classificou como “carbono de conflito”.

Perante representantes de cerca de 170 países presentes na conferência, Kartashov alertou que as consequências ambientais da agressão russa serão sentidas “muito além das fronteiras da Ucrânia” e durante muitos anos.

A compensação reclamada por Kiev assenta num relatório publicado em outubro pela iniciativa IGGAW (Initiative on Greenhouse Gas Accounting of War), financiada internacionalmente e apoiada pelo governo ucraniano, ONG e universidades. O estudo estima que a invasão provocou emissões equivalentes a 236,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Aplicando o “custo social do carbono”, o relatório concluiu que o impacto climático totaliza 43,8 mil milhões de dólares. Segundo Lennard de Klerk, principal autor do estudo, esta documentação rigorosa servirá de base legal ao pedido de indemnização, tornando a Ucrânia o primeiro país a responsabilizar outro Estado pelas emissões climáticas geradas por um conflito armado.

De acordo com documentos oficiais ucranianos, cerca de três milhões de hectares de florestas foram destruídos ou gravemente danificados desde o início da guerra, reduzindo em 1,7 milhões de toneladas anuais a capacidade de absorção de gases com efeito de estufa.

A Ucrânia abriga 35% da biodiversidade europeia, mas o conflito tem colocado mais de mil espécies de plantas, animais e fungos em risco acrescido.

As forças armadas dos dois países terão usado cerca de 18 milhões de toneladas de combustível, queimado 1,3 milhões de hectares de campos e florestas e destruído centenas de infraestruturas de petróleo e gás, além de recorrerem intensivamente ao aço e cimento para reforçar posições militares. O total das emissões geradas é equivalente às emissões anuais conjuntas da Áustria, Hungria, República Checa e Eslováquia.

Kiev tem vindo a aprovar legislação destinada a orientar uma “recuperação verde” e atrair investimento estrangeiro. A União Europeia tem apoiado esse esforço: este verão, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou 265 milhões de euros para reforçar a segurança energética e a transição verde do país.

Brasil e Ucrânia, ambos países com grande biodiversidade, têm destacado na COP30 a necessidade de priorizar a proteção da natureza no contexto das mudanças climáticas globais.

A conferência decorre em Belém desde 10 de novembro e termina na próxima sexta-feira.

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k
server jepang
slot gacor