Dublin — A candidata independente de esquerda Catherine Connolly venceu as eleições presidenciais na Irlanda, após a adversária Heather Humphreys, apoiada pelo partido Fine Gael, reconhecer a derrota neste sábado, 25 de outubro de 2025.
Os primeiros resultados da contagem de votos mostraram Connolly com uma vantagem substancial, confirmando a sua eleição como a nova Presidente da República da Irlanda, sucedendo a Michael D. Higgins, que conclui o seu segundo mandato.
“Catherine Connolly será uma presidente para todos nós, será também a minha presidente”, declarou Humphreys, felicitando a rival pela vitória e desejando-lhe sucesso no novo cargo.
Connolly, de 68 anos, é deputada independente desde 2016 e conquistou o apoio de vários partidos de esquerda, entre eles o Sinn Féin, o Partido Trabalhista e os Social-Democratas. A antiga advogada ganhou notoriedade como crítica da União Europeia e dos Estados Unidos, tendo também condenado a ofensiva israelita em Gaza e denunciado os planos da UE para aumentar os gastos militares.
Durante a campanha, Connolly destacou-se pela defesa de políticas sociais mais inclusivas e por apontar a crise da habitação como resultado direto das políticas governamentais recentes — uma mensagem que ressoou fortemente entre os eleitores mais jovens.
Inicialmente, três candidatos estavam na corrida. No entanto, Jim Gavin, do Fianna Fáil, partido do primeiro-ministro Micheál Martin,etirou-se após uma disputa financeira relacionada com 2009. Apesar da desistência, o seu nome permaneceu nas urnas.
Os presidentes irlandeses têm funções sobretudo representativas, mas também exercem poderes constitucionais específicos, representando o país no exterior e recebendo chefes de Estado estrangeiros.

