O Director Sénior para a Política e Desenvolvimento do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg, afirmou nesta quinta-feira, 24 de Julho, que o Porto do Lobito constitui uma infraestrutura essencial para o sucesso do Corredor do Lobito e poderá desempenhar um papel decisivo na promoção da integração económica regional em África.
By: Victor Kavinda
Durante a visita que realizou às instalações do Porto do Lobito, à frente de uma delegação de alto nível da instituição financeira internacional, Axel van Trotsenburg realçou o compromisso do Banco Mundial com o desenvolvimento de infraestruturas estruturantes e a dinamização das cadeias logísticas no continente africano.
“O Porto do Lobito é uma peça fundamental deste corredor logístico e representa, para nós, uma porta de entrada para o futuro de África. Não se trata apenas de promover o comércio, mas de criar oportunidades reais para milhões de africanos”, sublinhou o dirigente, após um encontro com o Conselho de Administração do Porto do Lobito.
O responsável avançou ainda que o Banco Mundial está a trabalhar em iniciativas que visam potenciar as sinergias entre os sectores produtivos e reforçar o ecossistema empresarial ao longo do Corredor do Lobito, incluindo o apoio ao agro-negócio e às pequenas e médias empresas.
“Vamos trabalhar para a criação de um sistema que interligue diferentes sectores da economia. O nosso objectivo é apoiar o desenvolvimento agrícola, promover o surgimento de pequenas e médias empresas, e fomentar trocas comerciais entre países africanos. Uma África mais integrada é uma África mais forte, com mais empregos e oportunidades para os jovens”, frisou Axel van Trotsenburg.
Banco mundial destaca papel estratégico do Porto do Lobito Lobito para a integração económica regionalDurante o encontro, foi também reiterado o compromisso financeiro da instituição com o continente africano. “Neste momento, o Banco Mundial está a canalizar cerca de 35 mil milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento em África, e Angola continuará a ter o nosso apoio. O Corredor do Lobito é um projecto que tem a nossa atenção e poderá beneficiar de instrumentos de financiamento e assistência técnica”.
Em declarações à imprensa no final da visita, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, considerou o encontro extremamente positivo e encorajador.
“Estamos a receber cada vez mais missões internacionais que desejam compreender o alcance estratégico do Porto do Lobito e do Corredor em geral. O nosso papel é criar pontes, abrir as portas e fornecer toda a informação necessária para que os parceiros fiquem bem informados e motivados a contribuir com financiamentos e recursos”, afirmou.
Celso Rosas acrescentou ainda que a visita do Banco Mundial representa um sinal claro da crescente visibilidade do Corredor do Lobito e do seu potencial transformador para Angola e para a região.
“Esta visita reforça a confiança nas nossas capacidades e na importância do Corredor como catalisador de desenvolvimento. Estamos preparados para acolher investimentos e implementar projectos que promovam a eficiência logística, a industrialização e a criação de emprego”.
Participaram do encontro, Administradores executivos, directores, assessores e chefes de departamento

