Início » Governador do Icole Ibengo inaugura o primeiro estúdio comunitário em Calumbo

Governador do Icole Ibengo inaugura o primeiro estúdio comunitário em Calumbo

by REDAÇÃO

O Governo Provincial do Icolo e Bengo entregou, neste sábado, 19 de julho, mais de 1.500 kits de inclusão produtiva e inaugurou o primeiro estúdio comunitário no Município de Calumbo, no âmbito do Programa Integrado de Assistência Comunitária (PIAC).

O novo estúdio, iniciativa da Administração Municipal do Calumbo, representa uma conquista para a juventude local. Segundo Timóteo Francisco António, Diretor Municipal do Turismo e Cultura – também conhecido como “Pai Dissel” –, a infraestrutura responde a uma necessidade antiga da comunidade.

“O estúdio surge num momento em que o povo mais precisava. Muitos talentos eram obrigados a percorrer longas distâncias para gravar música ou videoclipes. Aqui, terão acesso com custos acessíveis, porque o objectivo do governo é apoiar a cultura”, declarou Pai Dissel.

O músico Eddy Tussa, presente na inauguração, enalteceu a iniciativa:

“É de louvar o gesto da Administração Municipal e do seu diretor da cultura. Como artista, não podia deixar de estar presente num momento tão significativo.

Durante a jornada, o governador Auzílio Jacob procedeu à entrega de mais de 1.500 kits de inclusão produtiva destinados a jovens empreendedores e pessoas com deficiência, além de meios agrícolas para apoiar autoridades tradicionais e agricultores locais.

O administrador municipal, Miguel de Almeida, explicou que os três dias de visita do governador permitiram uma avaliação completa do território e impulsionaram diversas intervenções:

“O PIAC permitiu melhorar estruturas escolares como a Escola 2025, reabilitar e equipar o Centro de Saúde Jerónimo Buila, e agora também apoiar a produção artística com este estúdio. Foi uma intervenção transversal.”

Para o Vice-governador da Província do Icolo e Bengo para o sector Político, Social e Económico, Agostinho Pedro António, o PIAC tem uma missão clara:

“O PIAC tem como um dos principais objetivos a inclusão produtiva. Com os kits entregues, as famílias poderão gerar rendimentos e sustentar-se de forma digna.”

O governador Auzílio Jacob sublinhou que o estúdio comunitário do Calumbo é o primeiro do género construído com foco direto na comunidade e dentro do programa PIAC. A par disso, anunciou novos investimentos em infraestruturas:

“Estamos também a trabalhar na melhoria das vias de acesso, principalmente nas zonas dos Zangos 2, 3 e 4, e em projetos estratégicos como a estrada que ligará a EN-230 ao Zango 8000, facilitando a mobilidade dos cidadãos numa zona densamente habitada.”

related posts

Leave a Comment

Saudações! Estamos ao seu dispor, como podemos ajudar?

🟢 Online | Privacy policy