O Porto do Lobito recebeu nesta segunda-feira, 21de Abril, uma delegação do Comité de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos da América, liderada pela directora delegada para Assuntos Internacionais, Naz Durakoglu.
By: Victor Kavinda
A visita, de carácter diplomático, visa fortalecer os laços de cooperação entre os governos de Angola e dos EUA, com foco no papel transformador do Corredor do Lobito na logística regional e global.
Recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, e acompanhados pelo vice embaixador dos EUA em Angola, Noah Zaring, os membros da comitiva conheceram de perto a estrutura, os sistemas operacionais e o potencial estratégico do porto, que tem sido cada vez mais reconhecido como uma das principais portas de entrada e saída para o comércio na África Austral.
Durante a visita, Celso Rosas sublinhou a importância do Porto do Lobito no escoamento de recursos minerais oriundos de países como a República Democrática do Congo e a Zâmbia, ambos sem acesso ao mar, posicionando Angola como elo crucial na cadeia logística do continente.
“O Porto do Lobito é uma infraestrutura vital para a economia regional e continental. Recentemente, foi visitado pelo ex-Presidente dos EUA, Joe Biden. É aqui que tem inicio a linha férrea do Caminho-de-Ferro de Benguela, que liga o interior de Angola às zonas mineiras da RDC e da Zâmbia, criando uma rota estratégica para o escoamento de recursos minerais para os mercados internacionais”, afirmou Celsso Rosas.
O responsável destacou ainda os esforços contínuos para a modernização, e maior eficiência na funcionalidade do Porto, face aos desafios crescentes do Corredor do Lobito.
Por sua vez, em declarações à imprensa, a directora delegada do Senado dos EUA para as Relações Exteriores, Naz Durakoglu, sublinhou a importância geoestratégica do Porto do Lobito e do referido Corredor .
“Este Porto e o Corredor do Lobito são críticos para o mundo. Viemos observar de perto o seu funcionamento e levaremos essa mensagem de grande relevância aos nossos colegas no Senado. Para o governo americano, este não é apenas um projecto, mas sim uma estrela — um exemplo.”
A visita insere-se no reforço das relações diplomáticas e no apoio internacional ao desenvolvimento de infraestruturas-chave que conectam Angola aos grandes fluxos comerciais globais.
Estiveram presentes na visita administradores executivos e não executivos, directores, assessores, bem como o Capitão da Capitania do Porto do Lobito, o Presidente do Conselho de Administração da Lobito Atlantic Railway (LAR), Francisco Franca, e o representante da AGL – Lobito Terminal.