O Porto do Lobito, um dos mais importantes e estratégico do continente africano, recebeu hoje, 8 de agosto de 2024, a certificação do Sistema de Gestão Integrado (SGI), que comprova o atendimento aos critérios de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional.
By: Víctor Kavinda
A entrega do certificado ocorreu durante uma cerimónia no terraço do edifício da Administração Portuária local, e contou com a presença dos Presidentes dos Conselhos de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, do Porto do Namibe, Manuel Nazareth Neto, da directora Provincial dos Transportes e Mobilidade Urbana em Benguela, Kátia Cachuco, do director da empresa nigeriana MS Certification Services, Engenheiro Nken Jonah, além de representantes da SOALEMAG e outros convidados.
O processo de certificação requereu que o Conselho de Administração do Porto do Lobito padronizasse o seu sistema de gestão integrado, através de uma série de formações realizadas pelos consultores da SOALEMAG, voltados para directores, chefes de departamentos, sectores e técnicos da empresa, ao longo de quatro meses, para que fossem adequados às normas internacionais estabelecidas.
A norma ISO 9001 é um conjunto de directrizes internas que visa a gestão da qualidade, buscando atender de maneira eficaz as demandas dos clientes. Por outro lado, a ISO 14001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão ambiental, centrando-se no compromisso das empresas em gerir e prevenir os possíveis impactos ao meio ambiente. A norma ISO 45001, por sua vez, visa criar uma estrutura para a gestão de riscos e oportunidades identificados na organização, permitindo assim a prevenção de lesões e problemas de saúde ocupacional, além de promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Ao comunicar a recomendação sem nenhuma “não conformidade”, o director-geral da MS Certification Nigéria, Nken Jonah, ressaltou o bom empenho dos colaboradores do Porto ao se referir sobre os processos de gestão interna.
“Ficamos positivamente impressionados com o conhecimento e a confiança demonstrados pelos funcionários ao serem indagados pelos auditores externos sobre as acções que cada um realiza na sua rotina de trabalho, sempre alinhadas às directrizes da empresa”, comentou Nken Jonah.
Nken Jonah parabenizou a empresa portuária do Lobito pela decisão acertada de adoptarem as normas ISO, ressaltando que hoje celebramos a conquista de um novo membro no contexto das boas práticas de gestão integrada, reconhecidas internacionalmente “endereçamos as nossas felicitações ao Conselho de Administração e asseguramos o nosso total apoio”, disse.
Por sua vez, o presidente do Conselho de administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, asseverou que essa certificação representa mais um passo de sucesso e um marco histórico para a nossa empresa, uma vez que agora o Porto do Lobito está entre as empresas a operar conforme as normas ISO, com as quais o mundo pode contar e esperar sem hesitações.
Celso Rosas também enfatizou que, com essa certificação de gestão integrada internacional, temos a certeza de que alcançamos o objectivo mais desejado por uma empresa que busca o seu estabelecimento no cenário global/internacional, e afirmou que estamos comprometidos em manter e aprimorar esse sistema, garantindo que a nossa organização continue a crescer de maneira sustentável, segura e focada na qualidade.
Segundo o gestor, “os benefícios desse sistema de gestão também se estendem aos nossos colaboradores, clientes e à comunidade portuária, à medida que atingimos um novo nível de excelência na qualidade dos serviços que oferecemos e, acima de tudo, na preservação do meio ambiente, na saúde e na segurança – princípios que já são parte da nossa prática”.
“Hoje celebramos esse passo significativo em direcção a um futuro promissor, e juntos continuaremos a nos empenhar para alcançar novos níveis de excelência, sustentabilidade e segurança”, finalizou.
É importante destacar que a ISO é uma entidade de padronização e normalização que visa principalmente aprovar normas internacionais em diversas áreas técnicas, abrangendo normas técnicas, classificações de países, procedimentos e processos, além de promover a padronização de empresas e produtos para garantir a qualidade contínua.
Participaram da cerimónia os administradores executivos e não executivo do Porto do Lobito, directores e técnicos de diversas áreas, assim como membros das Comissões Sindicais de entre outros convidados.