Cerca de 60 rockets foram disparados para o norte de Israel, avançou a emissora pública israelita KAN. O país, no entanto, garante que as defesas aéreas conseguiram bloquear o ataque.
O Hezbollah reivindicou o lançamento de dezenas de rockets, na noite desta quinta-feira, contra Galileia, no norte de Israel, avançou o Times of Israel e a Al Jazzera. O porta-voz diz que Forças de Defesa de Israel estão em alerta.
Os combatentes do Hezbollah “lançaram dezenas de ‘rockets’ do tipo Katyusha” no ‘kibutz’ de Matzuva, referiu o movimento pró-iraniano, em comunicado, acrescentando que foi “em resposta ao ataque do inimigo israelita contra a localidade de Chamaa, que matou vários civis”.
Telavive explica que os ataques começaram ao início da noite e que os rockets que não foram destruídos, acabaram por cair em zonas abertas, sem registo de feridos.
Pouco depois dos disparos, os aviões israelitas atingiram o local “de onde foram disparados os projéteis na região de Yater”, no sul do Líbano, acrescentaram as forças israelitas no comunicado.
Trata-se da primeira investida do grupo desde a morte de um dos líderes militares da organização na terça-feira.
As forças de defesa de Israel publicaram na rede social X (antigo Twitter) um vídeo do ataque:
Um ataque atribuído às forças israelitas foi hoje perpetrado no sul do Líbano, região que tem sido palco dos ataques entre o movimento islamita Hezbollah e Israel.
No ataque de hoje, de acordo com o Ministério da Saúde libanês, morreram quatro cidadãos sírios e vários civis libaneses ficaram feridos.