Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeMUNDOChegar ao Conselho Europeu após demissão? "Se fosse crente porventura diria que...

Chegar ao Conselho Europeu após demissão? “Se fosse crente porventura diria que era um milagre”, diz Costa

Em Bruxelas, antigo primeiro-ministro disse sentir-se honrado pelo “voto de confiança” e compreender oposição de Itália. Em Lisboa, audição do advogado da mãe das gémeas já não é retomada esta sexto.

Questionado pelos jornalistas se esperava vir a assumir um cargo com tanta relevância como o de presidente do Conselho Europeu depois de se demitir em virtude de um processo judicial, o antigo primeiro-ministro português respondeu com ironia.

“Se eu fosse crente porventura diria que era um milagre. Mas a vida é feita de mudanças e muita água correu no Tejo desde esse dia [7 de novembro]”, disse.

E rematou: “Acho que hoje manifestamente estamos numa situação diferente”.

Costa quer ser “presidente de todos os que se sentam no Conselho Europeu”, independentemente da família política.

Ainda focado no facto de ter sido escolhido para presidente do Conselho Europeu (e na oposição italiana), António Costa apontou que “há 5 anos pareceu difícil haver uma decisão sobre os três nomes a decidir. Desta vez pareceu-me relativamente rápida essa decisão”.

Numa referência a Mário Soares, que ao ser eleito chefe de Estado disse ser “Presidente de Todos os Portugueses”, António Costa constatou que, enquanto presidente do Conselho Europeu, “tem de ser o presidente de todos aqueles que se sentam no Conselho Europeu”, independentemente da sua família política.

Relativamente aos próximos dias, o antigo primeiro-ministro disse que vai “fazer uma coisa” que não faz desde que saiu da faculdade: “ter umas semanas largas e consecutivas de férias.”

E depois dessa pausa? “Tenho de me concentrar e preparar-me para começar a exercer as funções. Tive já uma reunião com o secretariado-geral do Conselho. Tenho também de falar com o presidente em funções. Vou começar a pensar no gabinete, ver como me organizar em função da agenda estratégica e vou querer falar com todos os líderes. Tenho bastante que fazer.”