Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeNOTÍCIAS“Ministro faz dos órgãos de Comunicação Social do Estado relações públicas do...

“Ministro faz dos órgãos de Comunicação Social do Estado relações públicas do Governo” Petição exige exoneração de Mário Oliveira

Um grupo de jornalistas, estudantes e membros da sociedade civil em Angola, exigem a exoneração do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICS), Mário Augusto da Silva Oliveira, devido às práticas de “amiguismo” e “favorecimento” na atribuição de licenças de rádio FM.

O pedido de afastamento de Mário Oliveira da pasta do MINTICS consta numa petição pública liderada por um grupo de jornalistas e membros da sociedade civil, que acusam o ministro de, nos últimos anos, atribuir as frequências de estações radiofónicas com base “no amiguíssimo” e de maneira “discricionária”, o que de acordo com a petição pública “tem favorecido indivíduos selecionados, em detrimento de critérios objectivos e transparentes”.

O Decreto sabe que, várias individualidades, remeteram há anos, ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICS) pedido de licenciamento de rádios, mas por não serem pessoas da simpatia do ministro, nunca foram concedidas as referidas licenças, o que demonstra falta de transparência deste departamento ministerial do Governo angolano.

“Exigimos a exoneração de Mário Augusto da Silva Oliveira do cargo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social atribui licenças de rádio FM, com base no amiguissimo e de maneira discricionária, favorecendo indivíduos selecionados, em detrimento de critérios objetivos e transparentes”, lê-se.

No documento “baixo assinado”, os proponentes referem que, Mário Augusto da Silva Oliveira, actual ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, “faz dos órgãos de Comunicação Social de Angola financiados por todos nós “relações públicas do Governo”.

“Nós, jornalistas, estudantes, membros de organizações da sociedade angolana, instamos o Presidente da República, João Lourenço, a proceder URGENTEMENTE à exoneração de Mário Augusto da Silva Oliveira do cargo de Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, pelas razões acima mencionadas”, lê-se na petição a que depois de assinada será entregue ao presidente da República.

Quem é Mário Oliveira?

Mário Augusto da Silva Oliveira foi nomeado em despacho exarado pelo Chefe do Executivo, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Natural de Luanda, Mário Oliveira nasceu no dia 6 de Abril de 1964 e licenciou-se em Engenharia de Telecomunicações na Universidade do Porto, com passagem pela Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

No governo de Angola desde 2017, Mário Augusto da Silva Oliveira desempenhou recentemente a função de Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

O Decreto