Segundo declarações do porta-voz de Vital Kamerhe e deputado nacional do seu partido (UNC), Michel Moto, a residência de Vital Kamerhe, único candidato à presidência da Assembleia Nacional e vice-primeiro-ministro, ministro da Economia que gere a actualidade, foi atacado neste domingo, 19 de maio, por volta das 4h30, por homens armados em uniforme militar.
O incidente ocorreu na comuna de Gombe, em Kinshasa, originando trocas de tiros que custaram a vida a dois agentes da polícia destacados para a sua segurança, bem como a um dos agressores.
Segundo Moto, “o honorável Vital Kamerhe e sua família estão sãos e salvos, sua segurança foi reforçada”.
O embaixador japonês residente em Kinshasa, Hidetoshi Ogawa, também partilhou esta informação, apelando aos japoneses para serem cautelosos e relatando um envio de tropas militares para o centro de Gombe.
Além disso, Christian Malanga e o seu grupo armado também atacaram o Palácio da Nação em Kinshasa, brandindo uma bandeira zairense.
A situação foi rapidamente controlada pela guarda presidencial, neutralizando vários agressores. Christian transmitiu sua operação ao vivo em sua página no Facebook.