O ex-conselheiro de Macky Sall, Oumar Sow, criticou vigorosamente os comentários do primeiro-ministro senegalês Ousmane Sonko sobre a questão dos direitos da comunidade LGBT. Este último expressou a sua oposição à legalização da homossexualidade no Senegal. Oumar Sow não partilha da mesma opinião do líder do PASTEF.
Ousmane Sonko e Jean-Luc Mélenchon, líder da França Insoumise, co-organizaram uma conferência em Dakar durante a visita do político francês ao Senegal. Vários temas estiveram na agenda, incluindo questões de género e orientação sexual. Nesta reunião, Ousmane Sonko , líder do partido PASTEF, descartou qualquer desejo de legalizar a homossexualidade no Senegal.
O ex-conselheiro de Macky Sall, Oumar Sow, discorda desta posição do primeiro-ministro: “A sua intervenção durante a conferência com o opositor francês Mélenchon é simplesmente imprudente para quem parece esquecer que é também o primeiro-ministro do Senegal. Hoje, ele ainda prova que está no populismo…” , sugeriu Oumar Sow.