Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeÁFRICAPresidente iraniano, Ebrahim Raisi, confirmado morto em destroços de helicóptero

Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, confirmado morto em destroços de helicóptero

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores foram confirmados como mortos após a queda de um helicóptero em terreno montanhoso e clima gelado.

Uma autoridade iraniana disse na segunda-feira que a confirmação segue a descoberta dos destroços do helicóptero pelas equipes de busca. “O helicóptero do presidente Raisi ficou completamente queimado no acidente. Infelizmente, teme-se que todos os passageiros estejam mortos”, disse o funcionário à Reuters.

As equipes de resgate enfrentaram nevascas e terrenos difíceis durante a noite para chegar aos destroços na província do Leste do Azerbaijão nas primeiras horas desta segunda-feira. “Podemos ver os destroços e a situação não parece boa”, disse o chefe do Crescente Vermelho iraniano, Pirhossein Kolivand, à televisão estatal. “Com a descoberta do local do acidente, nenhum sinal de vida foi detectado entre os passageiros do helicóptero.”

A mídia estatal iraniana disse que imagens do local mostram o helicóptero caindo no pico de uma montanha, embora ainda não haja uma palavra oficial sobre a causa do acidente.

Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente em 2021 e desde então reforçou as regras morais, supervisionou uma repressão mortal contra manifestantes antigovernamentais e pressionou fortemente nas negociações nucleares com potências estrangeiras.

O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, que detém o poder final e tem a palavra final sobre a política externa e o programa nuclear do Irão, já procurou tranquilizar os iranianos, afirmando que não haveria perturbação nos negócios do Estado.

Um drone turco identificou uma fonte de calor suspeita de ser os destroços do helicóptero na manhã de segunda-feira e compartilhou as coordenadas do possível local do acidente com as autoridades iranianas, disse a agência de notícias Anadolu no X.

A agência de notícias estatal IRNA disse que Raisi estava voando em um helicóptero Bell 212 fabricado nos EUA. O chefe do Estado-Maior do exército iraniano ordenou que todos os recursos do exército e da elite da Guarda Revolucionária fossem utilizados em operações de busca e salvamento.

Anteriormente, a emissora nacional havia interrompido toda a programação regular para mostrar as orações realizadas por Raisi em todo o país. Nas primeiras horas de segunda-feira, o vídeo mostrava uma equipe de resgate, vestindo jaquetas brilhantes e lanternas na cabeça, reunida em torno de um dispositivo GPS enquanto vasculhava a pé uma montanha escura como breu, em meio a uma nevasca.

“Estamos vasculhando minuciosamente cada centímetro da área geral do acidente”, disse a mídia estatal citando um comandante regional do exército. “A área tem condições climáticas muito frias, chuvosas e com neblina. A chuva está gradualmente se transformando em neve.”