Na República Democrática do Congo, o artista Koffi Olomidé falou sobre a sua candidatura às eleições para o Senado. Num vídeo publicado na página do Facebook na segunda-feira, 29 de abril, o artista que se autodenomina “Mopao” anunciou a sua desistência da corrida.
Esta retirada é justificada pelos últimos acontecimentos ocorridos no país. “No domingo, 28 de abril, a assembleia provincial em South Ubangi foi esvaziada de todos os seus deputados provinciais. Todos são sequestrados pelos presidentes de determinados partidos políticos que, aliás, exercem funções no nosso país. A assembleia estava portanto vazia, não podíamos falar com ninguém”, indicou Koffi.
Antes de continuar que “pensava até então que o senador era alguém digno, eleito com honestidade. Não há honestidade, não há voto livre. Acontece como nos westerns, na América. É uma vergonha para a nossa Nação. Percebo que os deputados provinciais de Ubangi Sul, que conheci quando fui a Gemena, são pessoas cujas consciências estão domesticadas e a quem são dadas ordens.”
“Peço aos meus compatriotas que se levantem contra este voto falso, esta vergonha para a nação. O Congo merece coisa melhor. O Congo precisa dos senadores que deveriam controlar a acção do governo e votar leis para o fazerem livremente, na alma e na consciência”, concluiu.