O Bloco Democrático, partido que defende os principios basilares da Democracia Participativa, da emancipação dos trabalhadores e do povo angolano, vem, neste 1º de Maio, saudar vigorosamente todos os trabalhadores do mundo inteiro e, em especial, os trabalhadores angolanos em luta.
Fonte; BD
O país assinala esta efeméride num ambiente de grande angústia e incerteza, patenteada pela teimosa intransigência do poder que se recusa a escutar as justas reivindicações dos trabalhadores por melhores salários, condições de trabalho e co-participação na gestão da segurança social. Perante essa atitude de arrogância, contra a Constituição, as Leis do País e os Acordos Internacionais Trabalhistas, os trabalhadores angolanos não mediram esforços e sacrificios e declararam Greve Geral que já cumpriu duas fases que o país inteiro testemunhou e apoiou e se preparam para a terceira que vai reforçar a unidade e a solidariedade no seio da classe e das três centrais.
O Bloco Democrático compreende a decisão dos sindicatos de não sair à rua para desfilar e festejar o 1º de Maio, porque não há nenhum motivo de festa, pois o momento de luta e essa é a melhor maneira, este ano, saudar o Dia dos Trabalhadores que nasceu precisamente da sua luta.
O Bloco Democrático em solidariedade com todos os trabalhadores angolanos considera que o Executivo deve agir para se reverter a degradante situação social em que o país vive, em que as massas populares estão atiradas à pobreza extrema e a classe média estrangulada. Só com acções enérgicas dos trabalhadores o Governo saberá respeitar os seus direitos dos trabalhadores e, por consequência combater a pobreza e contribuir para uma sociedade inclusiva.
O Bloco Democrático, em honra e devoção aos trabalhadores sacrificados, ao longo dos anos, exige do Executivo uma postura de respeito pelos princípios e direitos fundamentais dos trabalhadores, pela sua condição vital para o desenvolvimento e promoção do vigor económico, social e bem-estar de todos os cidadãos.
O Bloco Democrático, nesta data, saúda de modo particular as organizações sindicais pela sua unidade, firmeza e por terem sabido dirigir com determinação a luta de toda classe trabalhadora do país, colocando os seus interesses legitimos acima de tudo, apesar da repressão, da manipulação da informação e das manobras governamentais de que têm sido vítimas..
Para o Bloco Democrático é inquestionável que o caminho para o nosso desenvolvimento é a luta, cujo suporte deve assentar na comunhão de princípios, determinação e numa elevada organização para haja resultados efectivos, consequentes e de efeitos duradoiros.
Só com a dignidade do trabalho, haverá progresso nacional
A Luta dos trabalhadores é a Luta do Povo Angolano
Trabalhadores angolanos o Bloco está convosco!
Luanda, 30 de Abril de 2024
Por um Bloco forte,
Junto das Comunidades
Rumo às Eleições Autárquicas
LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA