Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Projeto Político Partido Liberal

Projeto Político Partido Liberal A Juventude Africana como Protagonista do Futuro do Continente. Em um dia como hoje, celebramos o Dia da África, uma data de...
HomeDESPORTOMaratonista britânico que tornou-se a primeira pessoa a percorrer toda a extensão...

Maratonista britânico que tornou-se a primeira pessoa a percorrer toda a extensão do continente africano foi assaltado em Angola

Um maratonista britânico tornou-se a primeira pessoa a percorrer toda a extensão do continente africano. Russ Cook percorreu mais de 16 mil quilómetros e passou por 16 países. Ao longo da jornada o atleta de resistência enfrentou vários desafios, numa aventura que durou praticamente um ano.

Fonte: SIC

Começou em abril de 2023 no ponto mais a sul, no Cabo das Agulhas, e acabou 351 dias depois, apoiado por centenas de corredores que voaram de propósito para participar na chegada à meta. Ainda ninguém se tinha atrevido a concluir esta prova. Foram mais de 16 mil quilómetros, passando por 16 países. O equivalente a 360 maratonas.

O jovem de 27 anos enfrentou temperaturas extremas no Senegal e no Deserto do Saara, mas foi em Angola que se deparou com o maior obstáculo: um assalto à mão armada. Sem câmaras, telemóvel ou passaporte, perdeu-se na selva da República Democrática do Congo, e só dias depois a equipa de apoio conseguiu libertá-lo, pagando aos locais.

Mesmo na reta final, o britânico teve dificuldade em obter o visto para atravessar a fronteira da Mauritânia para a Argélia, um problema que viu resolvido pela Embaixada da Argélia após uma grande campanha nas redes sociais.

Atravessar África foi o maior desafio de Russ, mas não foi o primeiro. Aos 22 anos correu da Ásia até Inglaterra, um percurso que fez com apenas uma pequena maratona de experiência.

O britânico conseguiu ainda angariar cerca de 700 mil euros, valor destinado à organização britânica Running Charity, que ajuda jovens em situação de sem-abrigo.