A China e o Irão felicitaram hoje, 18, o Presidente russo, Vladimir Putin, pela conquista do quinto mandato, enquanto os dirigentes ocidentais classificaram a eleição como “ilegal” e uma “paródia”. A victória de Putin foi manifestada com agrado pelos aliados como a China, Irão, Venezuela e Bósnia e é criticada pelo Ocidente.
Os aliados do chefe de Estado russo em todo o mundo não tardaram a felicitá-lo pela vitória eleitoral.
O Presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma mensagem a felicitar Vladimir Putin pela sua reeleição, segundo a imprensa estatal. Para Xi, a vitória de Putin “reflete plenamente” o apoio do povo russo.
O Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, também felicitou o seu homólogo russo pela vitória “decisiva” nas eleições presidenciais. “O Presidente da República Islâmica do Irão, numa mensagem, felicitou sinceramente Vladimir Putin pela sua vitória decisiva e reeleição como Presidente da Federação Russa”, informou a agência noticiosa estatal IRNA.
“O nosso irmão mais velho triunfou, o que é um bom presságio para o mundo”, reagiu igualmente o Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro.
O líder sérvio da Bósnia, Milorad Dodik, afirmou que o seu povo “acolheu com alegria a vitória do Presidente Putin, pois vê nele um grande estadista e um amigo” com quem “podem sempre contar”.