Desde o lançamento em Setembro de 2022 do “Cidadão Digital” pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), o Projecto tem vindo a incutir nos cidadãos novos hábitos, procurando evitar comportamentos de risco, bem como promover a mudança de mentalidade para que os utilizadores; cidadãos e empresas estejam melhor preparados para combater fraudes e burlas.
O “Cidadão Digital” em Luanda sensibilizou mais de 312 mil pessoas, em escolas, universidades, empresas públicas e privadas, desenvolvendo também uma forte sensibilização cívica junto da população circulante, seja em mercados, ou noutros espaços públicos.
Já em Outubro de 2023 a EMIS procedeu ao lançamento da segunda fase na província de Benguela, com a pretensão de sensibilizar 60 mil pessoas e reforçar a literacia financeira digital, assim como levar à população as melhores formas de evitar ameaças financeiras, com que muitos utentes se confrontam nestas plataformas.
De Setembro de 202O a Fevereiro de 2024 o “Cidadão Digital” já sensibilizou em Luanda e Benguela mais de 300 mil pessoas.
*EMIS*
Lembrar que a EMIS – Empresa Interbancária de Serviços, S.A. é a empresa que gere a Câmara de Compensação Automatizada de Angola (CCAA), compreendendo o Sistema de Gestão de Cartões de pagamento (Rede MULTICAIXA), o Sistema de Transferências a Crédito (STC), o Sistema de Compensação de Cheques (SCC), o Sistema de Débitos Directos (SDD) e o Sistema de Transferências Instantâneas (STI).