Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Projeto Político Partido Liberal

Projeto Político Partido Liberal A Juventude Africana como Protagonista do Futuro do Continente. Em um dia como hoje, celebramos o Dia da África, uma data de...
HomeMUNDOMorreu Alexei Navalny, principal rival conhecido como opositor russo aos 47 anos

Morreu Alexei Navalny, principal rival conhecido como opositor russo aos 47 anos

Alexei Navalny participa num comício para assinalar o 5º aniversário do assassinato do político da oposição Boris Nemtsov e para protestar contra propostas de alterações à constituição do país, em 

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu sexta-feira na colónia prisional do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Alexei Navalny, o mais feroz inimigo do presidente russo, Vladimir Putin, que fez uma cruzada contra a corrupção oficial e organizou protestos massivos anti-Kremlin, morreu na prisão na sexta-feira, informou a agência penitenciária russa.

Navalny tinha 47 anos.

O Serviço Penitenciário Federal disse em comunicado que Navalny se sentiu mal após uma caminhada na sexta-feira e perdeu a consciência. Uma ambulância chegou para tentar reabilitá-lo, mas sem sucesso.

Não houve confirmação imediata da morte de Navalny por parte de sua equipa..

Alexei Navalny num comício da oposição exigindo liberdade no uso da internet, abril 2018

Navalny, que cumpria uma pena de 19 anos sob a acusação de extremismo, foi transferido em dezembro da sua antiga prisão na região de Vladimir, na Rússia central, para uma colónia penal de “regime especial” – o mais alto nível de segurança das prisões na Rússia – acima de o Círculo Ártico.

Os seus aliados condenaram a transferência para uma colónia na cidade de Kharp, na região de Yamalo-Nenets, cerca de 1.900 quilómetros a nordeste de Moscovo, como mais uma tentativa de forçar Navalny ao silêncio.

A região remota é conhecida pelos invernos longos e rigorosos. Kharp fica a cerca de 100 quilómetros de Vorkuta, cujas minas de carvão faziam parte do sistema soviético de campos de prisioneiros gulag.

O Comité de Investigação da Rússia lançou uma investigação processual sobre a morte do líder da oposição Alexei Navalny em uma colónia penal, segundo comunicado deste organismo nesta sexta-feira.