Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Amnistia Internacional exige respeito ao direito de protestos em Luanda

A Amnistia Internacional lembra que as autoridades angolanas devem respeitar os direitos dos manifestantes em Luanda durante a manifestação prevista para 22 de junho...
HomeÁFRICAJoão Lourenço convoca cimeira para debater situação no Leste da RDC

João Lourenço convoca cimeira para debater situação no Leste da RDC

O Presidente João Lourenço, mediador designado, convocou para esta sexta-feira, 16 de Fevereiro, uma cimeira extraordinária para debater a situação de paz e segurança na região Leste da RDC. A reunião acontece à margem da 37ª cimeira de chefes de Estado da União Africana que tem lugar este fim-de- semana em Addis Abeba, na Etiópia.

O chefe de Estado angolano, mediador designado pela União Africana, convocou para hoje uma cimeira extraordinária para debater a situação de paz e segurança na região do Leste da RDC.

Em declarações à RFI, nesta quinta-feira, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António afirmou que “Presidente João Lourenço continua empenhado na mediação [deste conflito]”, sublinhado que no caso do Congo existe o processo de Luanda e o processo de Nairóbi.

“No âmbito do processo de Luanda, que é gerido por Angola, tem observado as nossas movimentações, mesmo antes desta cimeira”, acrescentou.

O responsável pela diplomacia angolana garante que Angola não está com os braços cruzados.

“O processo continua e também para que tenhamos oportunidade em abordar a questão da paz e segurança, além da plataforma da cimeira que é um relatório sobre a situação de paz e segurança no continente, também haverá – há sempre – iniciativas paralelas para aproveitar a presença de todos os chefes de Estado aqui [em Addis Abeba] para falamos da situação”, sublinhou.

A reunião acontece à margem da 37ª cimeira de chefes de Estado da União Africana que tem lugar este fim-de- semana em Addis Abeba, na Etiópia.