A província de Benguela vai ganhar a primeira fábrica de soda cáustica e hipoclorito de cálcio com um financiamento em Euro 24.831.412,76 (Vinte e Quatro Milhões, Oitocentos e Trinta e Um Mil, Quatrocentos e Doze Euros e Setenta e Seis Cêntimos).
Segundo o jornal O País, é também a primeira fábrica deste tipo de produtos no solo angolano, incluído no projecto Salinas e Alexandre’s House, cuja assinatura dos contratos, no âmbito da linha de crédito do Deustche Bank, acontece segunda-feira em Luanda, nas instalações do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
Esses empreendimentos na província de Benguela representam um marco significativo no fortalecimento da indústria e no avanço do sector pesqueiro em Angola.
Os projectos Salinas Calombolo, “constituem avanços industriais e compromisso tangível com o crescimento económico sustentável e a geração de empregos significativos para a população angolana”, referem os seus promotores.
Esta primeira fábrica vai também, entre os objectivos, contribuir para a melhoria da saúde pública, salubridade e indústria, especialmente no tratamento de água e desinfeção de superfícies.