O Presidente João Lourenço recebeu, hoje, em audiência, em Lisboa, o ex-Primeiro-Ministro português, António Costa, que foi agradecer, pessoalmente, o Chefe de Estado angolano pela “excelente relação” que foram mantendo ao longo dos oito anos que esteve à frente do Governo.F
Fonte: JN
“Vim agradecer, pessoalmente, o que já tinha feito ao Presidente João Lourenço: a excelente relação que fomos mantendo ao longo destes oito anos enquanto fui Primeiro-Ministro. Desejar as maiores felicidades a Angola e as relações entre Portugal e Angola”, disse António Costa, no final do encontro.
Apesar de Portugal estar há quase três semanas com um novo Governo, liderado pelo PSD, de Luís Montenegro, o ex-secretário-geral do PS considera que as relações entre Angola e Portugal vão continuar normalmente.
“Vão seguir, seguramente, muito bem, (porque) a relação entre Portugal e Angola é independente de cada Governo. As relações de Estado a Estado são elementos centrais da política externa de Portugal, pelo que a relação com Angola será como se nada tivesse acontecido”, afirmou António Costa.
O que cada Governo tem procurado fazer, ao longo da história, referiu, é acrescentar aquilo que se fez anteriormente. “Só posso esperar – e espero que assim será – o reforço das relações, porque quem chega tem novas ideias e projectos”, disse.
O Presidente João Lourenço deslocou-se a Lisboa, onde participou, nesta quinta-feira, nas comemorações oficiais dos 50 anos da Revolução dos Cravos.