A Academia Hispânica de Ciências, Letras e Artes reconhece Bruno Gomes como personalidade que muito colaborou com as ciências da linguagem na América Latina.
by: Joacles Costa
O pesquisador, escritor e professor universitário Dr. Bruno Gomes, de 35 anos, será o grande homenageado pela Academia Hispânica de Ciências, Letras e Artes que lhe entregará o Prêmio Honorário Miguel de Cervantes. A cerimônia acontecerá no renomado hotel europeu Alfa Aeropuerto, em Barcelona, Espanha, no dia 22 de abril do corrente ano.
A Academia Hispânica de Ciências, Letras e Artes tem matriz na Espanha e é uma das maiores organizações desse gênero no mundo. A instituição visa fortalecer os laços entre escritores e pesquisadores de diferentes países, homenageando aqueles que se destacam pela arte da escrita.
Na Espanha, o Prêmio Honorário Miguel de Cervantes é o mais importante reconhecimento dado pela Academia a um escritor/pesquisador vivo. Com isso, Gomes irá dividir o mesmo espaço que grande escritores da literatura universal, conhecidos mundialmente, como Federico García Lorca, sendo este o patrono da referida Academia.
Aos olhos da Academia Hispânica de Ciências, Letras e Artes, Bruno Gomes é uma figura emblemática no meio acadêmico da América Latina, sendo, portanto, importante para a cultura e as ciências nesta região do continente.
Bruno Gomes já comprovou diversas vezes a sua importância para as ciências da linguagem. Com textos científicos traduzidos para o inglês, o espanhol, o francês e o italiano, foi imortalizado pela Academia de Letras da América Latina, em 2023. Mesmo não aceitando o rótulo de “intelectual”, não restam dúvidas de que, para sua pouca idade, Gomes é um caso único de sucesso na história recente do Brasil. Por tudo que é e representa, Bruno Gomes é, indiscutivelmente, uma expressão internacional.
A sua mais recente obra é o livro infantil “Los Sueños de Adam”, escrito inteiramente em espanhol e lançado na Argentina para todo o mundo.