Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeÁFRICAONU lança alerta para deslocados em Moçambique - São mais de 100...

ONU lança alerta para deslocados em Moçambique – São mais de 100 mil

O Programa Alimentar Mundial (PAM), da ONU, alertou hoje, 15, que dezenas de milhares de pessoas abandonaram as suas casas e precisam de ajuda em Moçambique, lembrando também os 113 mil deslocados em Cabo Delgado desde dezembro. 

A representante do PAM em Moçambique, Antonella d’Aprile, salientou também que a tempestade tropical severa Filipo afetou 50 mil pessoas, agravando a crise neste país. Ao mesmo tempo, Moçambique, como outros países da região, sofreu em janeiro e fevereiro as piores secas dos últimos 40 anos, devido à influência do fenómeno climático El Niño, que arruinou muitas colheitas, acrescentou.

“Os impactos climáticos surgem numa altura em que as operações do PAM no norte já eram dificultadas pelo conflito e pela insegurança”, disse a responsável, referindo que 63% dos deslocados pelos combates em Cabo Delgado são crianças.

A tempestade Filipo, acompanhada por ventos com velocidades superiores a 120 quilómetros por hora a 12 e 13 de março, destruiu total ou parcialmente mais de 10.000 casas e também danificou estradas, linhas elétricas e instalações sanitárias, disse D’Aprile.

No final do ano passado, a ONU apelou à comunidade internacional para doar 413 milhões de dólares, cerca de 380 milhões de euros, para as necessidades humanitárias de Moçambique em 2024, mas até agora só recebeu 6% desses fundos dos doadores.