Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Míssil russo é apontado como causa de queda de Avião da Azerbaijan Airlines

Uma investigação preliminar revelou que a queda do voo 8432 da Azerbaijan Airlines, que resultou na morte de 38 passageiros, foi causada por um...
HomeNOTÍCIASEm WINDHOEK Presidente João Lourenço destaca feitos de Hage Geingob

Em WINDHOEK Presidente João Lourenço destaca feitos de Hage Geingob

Um luto pesado cobre a cidade de Windhoek e, de modo particular, o Estádio da Independência, onde 18 Chefes de Estado chegados de todo o Mundo e 27 delegações oficiais, ao todo, rendem homenagem, em comunhão com o povo namibiano, a Hage Gottfried Geingob, o Presidente da Namíbia falecido no dia 4 deste mês.

A cerimónia decorre há algumas horas, com diferentes momentos como celebração religiosa, mensagem dos filhos em nome da família e testemunhos de companheiros de luta do malogrado, constando ainda do programa intervenções dos homens de Estado que viajaram até à capital da Namíbia para este momento de profundo pesar.

De seguida, o discurso na íntegra do Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da SADC, João Lourenço, na Cerimónia Fúnebre de Estado de Hage Gottfried Geingob:

 DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA JOÃO LOURENÇO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA E PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA SADC, NA CERIMÓNIA FÚNEBRE DE ESTADO DE SUA EXCELÊNCIA HAGE GOTTFRIED GEINGOB, ANTIGO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA NAMÍBIA WINDHOEK, 24 DE FEVEREIRO DE 2024

-Sua Excelência Nangolo Mbumba, Presidente da República da Namíbia

-Excelências Chefes de Estado e de Governo,

– Respeitada Família do Malogrado,

– Distintas Entidades,

-Minhas Senhoras, Meus Senhores, Cabe-me, na qualidade de Presidente da República de Angola e na de Presidente em exercício da SADC, a dolorosa responsabilidade de render homenagem nesta cerimónia profundamente triste, em que nos despedimos para a eternidade do nosso irmão, amigo, camarada e companheiro de luta, o Presidente Hage Geingob, figura incontornável do processo de libertação de África, um intrépido defensor da liberdade, da democracia e da dignidade dos povos africanos e do povo namibiano em particular, pelo qual dedicou grande parte da sua vida.

Nesta cerimónia fúnebre, ficamos sem palavras para expressar a nossa emoção e a nossa dor, pela ausência irreparável do Presidente Hage Geingob.

Em nome dos líderes e dos povos da SADC e dos nossos parceiros, gostaria de dizer que o legado deixado pelo nosso Camarada de quem hoje nos despedimos deve ser preservado e servir como referência para a concretização dos grandes objectivos da SADC e de África, como forma de homenagearmos esta grande figura africana da nossa história contemporânea.

Permitam-me destacar o papel activo e impulsionador que o Presidente Hage Geingob
desempenhou, enquanto exerceu a função de Presidente em exercício da SADC em
2018, durante a qual liderou a agenda de industrialização regional, promovendo o desenvolvimento de infra-estruturas regionais, a capacitação dos jovens e o desenvolvimento sustentável da região, no âmbito do cumprimento dos objectivos que a sua presidência se propôs alcançar.

Destaco ainda o papel que exerceu na defesa da paz, da estabilidade e da segurança da região, premissas fundamentais para o desenvolvimento económico e social da nossa sub-região.

Os feitos do Presidente Hage Geingob são de tal dimensão e de tão grande amplitude que não conseguiríamos descrever em breves palavras o modo como se dedicou e se entregou à causa da construção do progresso e do desenvolvimento da Sua Nação, da África Austral e do continente africano no geral.

A dor e tristeza estão estampadas nos rostos dos cidadãos namibianos pela perda do seu estimado e admirado líder, mas estou convencido que a saberão transformar em energia para se dedicarem com vigor à construção da Nação, forte, resiliente e exemplar em termos de estabilidade, segurança e paz, que o Presidente Hage Geingob tinha no Seu projecto de Nação.

Ao longo dos anos da luta comum contra o regime do Apartheid da África do Sul, Angola e a Namíbia estabeleceram inquebrantáveis e duradouros laços de amizade, irmandade e de cooperação que nos orgulham. A dor do povo namibiano é nossa dor e, por esta razão, estamos presentes para partilhar esta dor e dizer que em momentos difíceis como este, podem contar sempre com a nossa solidariedade.

Em nome do Governo angolano e no da SADC, permitam-me que apresente à viúva do malogrado, aos filhos, a toda a família enlutada, ao povo e ao Governo namibiano, os nossos mais profundos sentimentos de pesar.

Que a alma do malogrado Presidente Hage Geingob descanse em paz!