Maputo – O conselheiro de Estado e ex-candidato presidencial, Venâncio Mondlane, confirmou este sábado a sua participação na primeira reunião do Conselho de Estado moçambicano desta legislatura, agendada para segunda-feira, 1 de setembro, às 11h00, na Presidência da República, em Maputo.
“Em vosso nome… lá estarei \[na reunião do Conselho de Estado]”, escreveu Mondlane na sua conta oficial do Facebook, após divulgar a convocatória assinada pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
A reunião terá como pontos principais a apresentação dos membros do órgão, informações sobre o seu funcionamento e a aprovação do regimento. A sessão estava inicialmente marcada para 24 de junho, mas foi adiada por motivos de agenda.
O Conselho de Estado é definido pela Constituição como órgão político de consulta do Presidente da República, que o preside. Entre os membros estão o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Conselho Constitucional, o provedor de Justiça, antigos chefes de Estado, antigos presidentes do parlamento, bem como sete personalidades eleitas pela Assembleia da República e quatro designadas pelo Presidente.
Integra também o Conselho o segundo candidato mais votado nas últimas eleições presidenciais, cargo ocupado por Venâncio Mondlane.
No atual mandato, o Presidente Daniel Chapo designou Alberto Chipande, Graça Machel, Eduardo Nihia e Felizarda Paulino como membros do órgão. Já a Assembleia da República elegeu Albino Forquilha (PODEMOS), Ossufo Momade (RENAMO), Lutero Simango (MDM) e outras quatro personalidades para o período legislativo 2025-2029.

