No último domingo, o Salvamento Marítimo resgatou 231 migrantes a bordo de uma embarcação sobrelotada ao largo da costa da Gran Canaria. Este número representa um recorde para a ilha, sendo o maior grupo já resgatado em uma única operação, de acordo com a Cruz Vermelha. A embarcação chegou à doca de Arguineguín, no sul da ilha, por volta das sete horas da noite.
Entre os resgatados estavam 58 menores e 13 mulheres, que afirmaram ter partido da Gâmbia há cerca de onze dias. Dois ocupantes necessitaram de atendimento médico devido a problemas de saúde menores. Os migrantes, que vinham de países da África Ocidental, como Senegal, Mali, Guiné e Gâmbia, foram resgatados a apenas cinco quilómetros e meio da costa de Gran Canaria.
De acordo com os dados mais recentes do Ministério do Interior de Espanha, entre janeiro e setembro de 2024, 42.231 migrantes cruzaram as fronteiras do país de forma irregular, um aumento significativo de 16.000 pessoas em relação ao mesmo período de 2023. Desse total, 30.808 (72,95%) chegaram às ilhas da Macaronésia, como as Canárias, representando um aumento de 105% em comparação ao ano anterior.
Este fluxo crescente de migrantes tem pressionado os recursos logísticos das ilhas, especialmente nas menores como El Hierro, onde a capacidade de acolhimento atingiu o limite neste verão, alimentando debates acalorados na política espanhola.
Diante dessa pressão, o governo das Canárias e o executivo central da Espanha propuseram uma alteração à Lei de Estrangeiros, que previa o envolvimento de todas as comunidades autónomas no acolhimento de menores estrangeiros não acompanhados, aliviando a sobrecarga nas ilhas. No entanto, a proposta foi rejeitada no Congresso dos Deputados com os votos contra do Partido Popular, Vox e Junts, mantendo o desafio de lidar com o crescente número de migrantes que chegam às ilhas.
A situação nas Canárias destaca a crescente crise migratória que afeta a região e levanta questões sobre a capacidade de resposta das autoridades locais e nacionais frente à constante pressão migratória.