O Presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem de felicitações aos países e povos africanos por ocasião da abertura da 39.ª Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana (UA).
Na comunicação, o chefe de Estado chinês destacou o crescente protagonismo do chamado Sul Global num contexto internacional marcado por transformações profundas e aceleradas. Segundo afirmou, ao longo do último ano a União Africana tem reforçado a coesão entre os seus Estados-membros, promovendo a integração continental e defendendo os interesses legítimos de África.
Xi Jinping reiterou o compromisso da China com a promoção da paz e do desenvolvimento comum, defendendo a construção de uma comunidade com futuro partilhado para a humanidade, num cenário global caracterizado por instabilidade e desafios.
O líder chinês anunciou ainda que, a partir de 1 de maio, Pequim irá estender o regime de tarifas alfandegárias zero aos 53 países africanos que mantêm relações diplomáticas com a China, medida que visa impulsionar o comércio e aprofundar a cooperação económica entre as duas partes.

