Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeNOTÍCIASSAÚDEMinistério da Saúde Informa Sobre Casos Suspeitos de Cólera em Cacuaco

Ministério da Saúde Informa Sobre Casos Suspeitos de Cólera em Cacuaco

O Ministério da Saúde (MINSA) alertou, na última terça-feira, para o surgimento de 25 casos suspeitos de cólera no Bairro Paraíso, no município de Cacuaco, na província de Luanda. Desses, 5 resultaram em óbito.

Fonte: JA

De acordo com um comunicado de imprensa, os casos apresentaram sintomas típicos da doença, como diarreia aquosa e vômitos. Imediatamente, o Gabinete Provincial da Saúde de Luanda adotou as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com ações de desinfecção nas áreas afetadas, rastreamento de contatos e realização de investigações epidemiológicas e laboratoriais. O governo também iniciou uma mobilização de ativistas e disseminadores para realizar campanhas de conscientização e distribuição de materiais educativos e soluções de hipoclorito de cálcio (lixívia).

A prioridade é garantir que as famílias possam realizar a desinfecção doméstica da água potável e das latrinas, uma vez que a cólera é uma doença altamente contagiosa e perigosa. O MINSA alertou que a doença pode ser fatal em poucas horas se não tratada adequadamente. Os sintomas incluem uma diarreia aquosa, semelhante à água de arroz, e vômitos, o que leva a um quadro de fraqueza extrema.

A cólera é transmitida principalmente por água e alimentos contaminados, por más práticas de higiene, como comer com as mãos sujas ou defecar ao ar livre, e pelo contato com pessoas infectadas. O Ministério da Saúde esclareceu que a transmissão pode ser evitada com medidas simples, como lavar as mãos com frequência, tratar a água de consumo e manter boas práticas de higiene pessoal.

Entre as recomendações para prevenir a cólera, o MINSA sugere o uso de lixívia ou fervura da água de consumo, a lavagem adequada de alimentos, o armazenamento correto dos mesmos e o uso exclusivo de latrinas. Também é importante combater os agentes transmissores da doença, como moscas, ratos e baratas, mantendo o ambiente limpo e desinfetado.

Em caso de suspeita de cólera, a recomendação é oferecer líquidos ao paciente, como o soro caseiro, e encaminhá-lo imediatamente para uma unidade de saúde. O soro caseiro é preparado com um litro de água fervida, uma colher de sopa de açúcar e uma colherinha de chá de sal.

O MINSA garantiu que está monitorando de perto a situação e reforçou o compromisso de manter a população informada, pedindo serenidade enquanto as autoridades trabalham para conter a propagação da doença.